domingo, 20 de março de 2011

Memória

Memória

Memória é como uma caixa de documentos onde armazenamos tudo o que foi aprendido ao longo de toda uma vida. Nela guardamos acontecimentos de infância, adolescência e enquanto adultos. Armazenamos também dados para uso imediato ou temporário, como o número de telefone da farmácia que lembramos enquanto vemos escrito no papel ou agenda, discamos e logo depois esquecemos. Geralmente fica na memória aquilo que julgamos importante ou que nos marca de alguma forma.
Tipos de memória:
De longo prazo: é aquela que armazena acontecimentos antigos, que aconteceram há muitos anos. É responsável pelas recordações familiares, culturais, entre outros. Ex: seu casamento, primeiro filho, etc.
De curto prazo: são aquelas que guardam as informações por pouco tempo. Ex: a senha do banco, o número do ônibus, só os usamos no momento que precisamos e depois pode ser “esquecido”.
Memória sensorial: ela que nos permite lembrar as sensações que experimentamos, das cores preferidas, das sensações táteis (duro, mole) dos sons, é por ela que lembramos uma música que gostamos por exemplo.
Memória de conhecimento: é aquela que guarda informações que estudamos na escola. Exemplo: que o quadrado tem quatro lados iguais, que Belo Horizonte é uma cidade, etc.
Memória de identificação: é conhecida como memória para nomes próprios, é ela quem faz associação entre nomes e pessoas. Ex: quando falamos o nome de alguém, ex: Xuxa e sabemos de quem estamos falando.
Memória de fatos: é aquela que guarda datas importantes e locais de alguns fatos acontecidos. Ex: destruição das torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York em 2001.
Memória de planejamento: Ela é responsável por horários e compromissos. Ex: tomar aquele remédio as 10:00, ir a academia as 17:00. É essa memória que quando falha é que temos a sensação de que estamos esquecendo algo.
Memória de procedimentos: É aquela que nos faz lembrar como devemos fazer nossas tarefas diárias ou não. Ex: como dirigir, como fazer uma torta, etc. É ela quem falha quando esquecemos e temos que olhar em um livro de receitas.
Memória autobiográfica: ela quem nos faz lembrar nossas experiências pessoais (sentimentos, emoções, acontecimentos marcantes) Ex: amores que tivemos, histórias de pessoas queridas que já se foram.

Causas das falhas de memória:
Podem ser variadas as causas, desde acidentes, lesões até os descuidos com a saúde. De acordo com ALVAREZ (2004), entre as causa estão: ansiedade, angústia, depressão, excesso de bebida alcoólica, pressão alta, pensamentos obsessivos, insônia, preocupações, tomada de decisões importantes e difíceis, abuso de medicamentos (tranqüilizantes, ansiolíticos, antidepressivos e outros) e uso regular de drogas legais (cigarro) e proibidas (maconha, cocaína, etc.).

Fases da memória:

1 – Atenção e recepção da informação: é o primeiro momento no processo de memorização. Nele os cinco sentidos (audição, tato, paladar, olfato e visão) entram em ação para memorizar o que realmente prestamos atenção e levar ao cérebro, o resto é descartado.
Exercício para atenção concentrada: imagine um triângulo colorido no meio da testa, vizualize-o parado e em seguida, imagine-o dividindo-se em dois e deslocando-se lentamente para os lados. Una as partes separadas para voltar a imaginar a cena inicial
2 – Armazenamento da informação: Após as informações serem armazenadas na memória, elas ficam ali prontas para serem usadas. Para que as informações sejam mantidas por mais tempo, o hipocampo é responsável pelas reações químicas que possibilitam a memorização. Existem técnicas para reforçar o armazenamento das informações, exemplo:
Repetição: a repetição é importante no processo de memorização. Algo que desejamos reter na memória deverá ser revisto várias vezes: uma hora mais tarde, horas depois, no dia seguinte. Se verificarmos essas mesmas informações uma semana mais tarde, veremos que elas estão em nossa memória.
3 – Recuperação ou resgate: acontece sempre que precisamos acessar dados armazenados na memória. É o que chamamos de lembrança. Para lembrar corretamente as informações guardadas na memória, precisamos saber como acessá-las. Exemplo:
Refazer cada passo: às vezes esquecemos onde guardamos algo ou se desligamos ou não o ferro de passar roupas. Uma boa saída é refazer mentalmente nossos passos, tentando lembrar todos os detalhes envolvidos nas ações relacionadas ao que buscamos resgatar.


Referência Bibliográfica:
ALVAREZ, Ana. Exercite sua memória. São Paulo: Nova Cultural, 2004.


*Logo abaixo vídeo do Globo repórter sobre memória, assista:


 Estimule sua memória e seu cérebro:



Fotos da Palestra sobre MEMÓRIA - na UNIPABE (União dos Paraplégicos de Bhte) - 05/05/11
                     Deputado Federal Walter Tosta