segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Propriedades medicinais das flores

As flores usadas para a medicina são comuns em terapias alternativas. As flores medicinais eram, junto com as ervas e folhas, uma das principais formas de curar doenças por um longo período da história. E ainda hoje o uso de flores medicinais pode ser útil tanto para tratar como para prevenir males de saúde.
Abaixo, algumas flores que são usadas para tratar doenças do corpo e da alma, desde tempos imemoriais e gostaríamos de ressaltar que seus usos só podem ser permitidos através da correta orientação de um médico fitoterapeuta ou de pessoas devidamente capacitadas e autorizadas a prescrevê-las. Lembre-se que o fato de serem flores e produtos da natureza não as exime do perigo e de conterem substâncias que podem matar ou provocar graves efeitos colaterais. Portanto, esse artigo é meramente educativo e não tem o intuito de prescrever medicações e nem de apontar qualquer uso desta ou daquela substância para o tratamento de uma doença. As doses variam de pessoa para pessoa e devem ser calculadas sempre se levando em consideração os remédios que você já toma no seu dia a dia e todo o seu histórico médico.


Tipo
Propriedades
Rosas
no tratamento de afecções da boca, da garganta e de todo o trato digestivo, auxiliam a digestão e também como calmante. Era muito usada contra as diarreias e no tratamento de úlceras. Essa flor tem um forte poder de cura e deve ser ingerida ou como compressa.
Artemísia
Pode ser usada contra vermes, contra vômitos e como antiespasmódico.
Camomila
Tem propriedades calmantes e era muito usada também no clareamento dos cabelos. Tem também a função de regulador gastro-intestinal, antiespasmodica, vermífuga, atisséptica e analgésica.
Sálvia
Possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e antissépticas.
Capuchinha
Tem propriedades fantásticas contra as anemias e as fraquezas em geral. Rica em vitamina “C”, cálcio, ferro, caroteno e enxofre. É ainda, reguladora do ciclo menstrual, combate infecções urinárias e afrodisíaca.
Alfazema
Possui propriedades calmantes e sedativas, usada para equilibrar o sistema nervoso central. Deve ser consumida com cuidado porque pode provocar convulsões.
Angélica
Útil e muito usada como combatente da enxaqueca, como depuradora do sangue, depressão, debilidade geral com falta de apetite.
Amor-Perfeito
Combate à febre e é usado também como cicatrizante, laxante, cicatrizante, diurético, anti-inflamatório, depurativo do sangue e fuidificante sanguíneo. Geralmente usam-nas em forma de chá, em compressas molhadas com as flores fervidas.
Lavanda
Possui propriedades que atuam no alívio da insônia, da tensão nervosa, do cansaço generalizado e na depressão; também tem ação reconhecida contra problemas de pele e maus cheiros corporais. Reduz cicatrizes e pode ser usadas em queimaduras e em picadas de insetos como antisséptico.
Ylang-Ylang
Poderosas propriedades afrodisíacas fazem dessa flor uma planta requisitada no mundo todo. Dizem que seus efeitos podem ser potencializados se as flores forem maceradas em óleos e usadas como um líquido para massagem corporal.
Assa-Peixe
Muito usada em afecções da pele, asma, bronquite, cálculos renais, gripes, pneumonias e tosses insistentes. Age contra a asma, a gripe, é expectorante e tônico pulmonar. Atua também contra as hemorróidas e é um hemostático poderoso.
Jasmim
As propriedades medicinais dessa flor ajudam a amenizar a depressão, e melhorar problemas relativos ao útero e ovários. Seu local de origem é relacionado ao povo árabe. Tem cerca de 10 – 20 cm. Ao longo do tempo seu uso medicinal foi muito popular nos povos orientais, especialmente chineses, e árabes. Geralmente seu uso medicinal é no chá.
Gerânio
O potencial de cicatrizante está na principal propriedade curativa dessa flor, surgida na África do Sul, o gerânio possui a média de 50 cm. Muito utilizado para cosmético também melhora a saúde e a beleza da pele. O gerânio é comumente usado em forma de óleo.
Calêndula
Muito usada para prevenir e curar alergias, é ótima para o útero e previne inflamações, como a dor de garganta, por exemplo. Ainda é um excelente estimulante. Sua região de origem se liga ao mediterrâneo europeu. E tem em média 50 cm de altura. Seu uso na medicina sempre foi muito bem aproveitado durante a história onde sua capacidade de cura era comprovada, como no tratamento de feridos de guerra dos Estados Unidos no século XIX. A flor medicinal é aplicada como pomada, unguentos e nos banhos.



Vale reforçar o aviso. Plantas e flores são belos prodígios da natureza, mas seu uso equivocado pode causar a morte ou problemas graves de saúde.


Referências:
Flores online. Fitoterapia - propriedades medicinais das flores. Disponível em: <http://www.flores-online.com/flores/flores-medicina-propriedades-medicinais-flores/> Acesso em: 04/07/13.
Flores online. Flores medicinais - as flores na medicina. Disponível em: <http://www.flores-online.com/flores/flores-medicinais-as-flores-na-medicina/> Acesso em: 04/07/13
REIS, Cid.  Ana Maria Braga. Ervas Medicinais. In: Saúde. Disponível: < http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-saude.php?id_not=888> Acesso em: 04/07/13.