terça-feira, 12 de março de 2013

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO


Diálogo (do grego diálogos [διά = através e λογόι = palavra, conhecimento] , pelo latim dialogus) – 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia.

Saber dizer o que pensa de maneira clara e objetiva é o primeiro passo de um bom diálogo. O diálogo é o ponto fundamental nas relações interpessoais. Sem diálogo, não tem relação, seja ela no trabalho, entre amigos ou entre uma casal. Se não ocorre diálogo, a interação não existe. 

O diálogo deve acontecer em via de mão dupla,  ou seja, um deve ouvir o outro, sem interrupções e sempre considerando que cada cabeça pensa de um jeito, cada um têm um ponto de vista a defender, por isso o respeito deve sempre estar presente.

Além dos problemas de comunicação, o que se vê nas empresas por exemplo, é a dificuldade em saber ouvir. Saber ouvir é diferente de saber escutar. Ouvir é uma ação passiva, consequência do nosso sistema auditivo, que capta involuntariamente os sons à nossa volta numa reação a estímulos externos que acontece mais rapidamente do que qualquer outro sentido. Já escutar é uma ação ativa, pois requer foco.  Escutar é uma virtude e é um dos diferenciais para se ter sucesso em uma negociação. As empresas de maior sucesso são aquelas que escutam seus clientes e procuram atender as reais demandas do mercado. Portanto em um diálogo, é muito importante saber escutar.

Atualmente muitas relações são disfeitas por falta de um diálogo franco e aberto. As vezes um problema com um amigo que fez algo que não lhe agradou e que poderia ser resolvido naquele momento é deixado pra depois, para evitar confusões ou aborrecimentos e o que era pequeno, as vezes pode torna-se grande e tomar proporções gigantescas por deixar se arrastar por meses. 

Outro problema que vem acontecendo por falta do diálogo "cara a cara" é tentar resolver situações complicadas e difíceis através de e-mails, mensagens por orkut, facebook, twitter, celular ou telefones. Sempre que se deparar com uma situação difícil, onde envolva uma ou várias pessoas e tiver que tomar decisões, promova o diálogo, por mais difícil que as vezes seja, esteja aberto para escutar e dizer o que tiver que ser dito e procure chegar a um consenso. O comodismo das ferramentas modernas de comunicação nos ajudam muito, é mais fácil mas também é mais frio, individualista e jamais irão substituir o diálogo humano e o contato visual.

Nos relacionamentos amorosos a importância do diálogo não é diferente dos outros setores, como diz Rosana Braga: "O diálogo é a ponte que une as pessoas e, em especial, os casais. Quando o relacionamento começa a perder esse alicerce chamado diálogo, os parceiros vão se distanciando e, o pior, vão criando alucinações mentais, do tipo: eu acho que ela não gosta daquilo, eu acho que ele me enganou, e assim por diante. Quanto menos diálogo é criado dentro de uma relação, maior é a distância entre os parceiros".

"Ele já deve me conhecer o suficiente para saber o que quero sem eu precisar dizer", "ela não deve rejeitar o meu ponto de vista", "amar significa nunca precisar pedir desculpas". Esses são alguns exemplos dos erros mais comuns e que fazem muitos casais se desentenderem. Por que? porque ninguém tem bola de cristal ou consegue ler pensamentos e estamos em constante mudança, transformação. As vezes algo que eu goste hoje daqui a algum tempo perde o sentido e muda. Até nossas mães que nos criaram e nos conhecem as vezes erram, tomamos gostos diferentes, nos interessamos por novidades.  Por isso e por outros fatores lembrem-se: Quando um casal aprende a demonstrar através do diálogo o que espera do outro, o que gosta e o que não agrada, a relação torna-se mais verdadeira, mais duradoura, uma vez que não há mentiras e omissões. Quando você está comprometido com a verdade, tudo vale a pena, tudo pode ser superado, tudo pode ser perdoado.

"Um bom diálogo tem o poder de reparar erros". (Lucivania Francal)

Referências: 

BRAGA, Rosana. O diálogo é fundamental numa relação de amor. Disponível em: <http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=02688> Acesso em: 19/02/13.

COMIN, Jonas O. Crônicas da Vida e do Mundo Corporativo. Disponível em: <http://comincorp.blogspot.com.br/2006/12/o-poder-do-dilogo.html> Acesso em: 19/02/13.

CONSILARO, Hélio. O poder do diálogo. Disponível em: < http://blogdoconsa.blogspot.com.br/2011/10/o-poder-do-dialogo.html - cultura, arte, literatura e variedades> Acesso em: 19/02/13.

MUSSAK,
Eugenio. O poder do diálogo. In: Pensando bem. Disponível em: <
http://mdemulher.abril.com.br/revistas/vidasimples/edicoes/091/pensando_bem/conteudo_545003.shtml> Acesso: 19/02/13.

WIKIPEDIA, A enciclopédia livre. Diálogo. In: Discussão. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1logo>. Acesso em: 05/03/13.


VEJA O VÍDEO ILUSTRATIVO: 



Entre também na página pelo facebook: https://www.facebook.com/alinepsicoblog.