quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Insegurança

De acordo com o dicionário on line de português, insegurança tem o seguinte significado: sem segurança; em que há perigo; periculosidade. Acometido por um sentimento de desamparo; sensação de não estar seguro e/ou protegido. Falta de convicção ou segurança em si próprio.

Os relacionamentos na infância com os pais ou cuidadores são fundamentais no desenvolvimento da auto-imagem. A capacidade do indivíduo de acreditar ou não em si mesmo depende de sua história e dos modelos que teve desde criança. Se o ambiente em que cresceu foi de apoio, segurança, motivação, esta criança estará mais propícia a tornar-se um adulto seguro, determinado e mais dono de si, caso contrário, se este ambiente foi de super proteção, dúvidas, segredos, com brigas/ agressões, autoritarismo, provavelmente está criança se tornará um adulto passivo, desprotegido e inseguro.

A insegurança traz várias situações e sentimentos negativos. A pessoa mostra dificuldades em tomar decisões e se paralisa, tendo dificuldade em saber qual o melhor caminho a seguir, acredita que está sempre sendo julgada e criticada, torna-se medrosa e não se arrisca em diversas situações, como um novo emprego, não consegue confiar em si mesmo necessitando sempre da aprovação dos outros para se certificar, com isso tornam-se pessoas perfeccionistas ou controladoras, pois é a única maneira de se sentirem mais seguras e leva também a pessoa a não se considerar merecedor de ser feliz ou alcançar seus objetivos e sonhos, enfim a insegurança torna-o limitante. 

Quem convive com uma pessoa insegura facilmente observa seus comportamentos evitativos, para não se expor, para evitar frustrações e ansiedades, ela geralmente adia interminavelmente as coisas, “depois eu faço”, e não faz nunca. Adia uma conversa, adia uma compra, adia uma atitude, adia um curso, adia oportunidades, até que elas passam e não da mais para conquistá-las.

De acordo com Marisa de Abreu, a insegurança é base das crenças irracionais. Crenças irracionais são aquelas idéias que você coloca na cabeça, mas que não fazem sentido nenhum, mas mesmo assim você acredita nelas. Ex: “Eu preciso ser linda para que os outros me amem e me dêem valor”.

Quando as pessoas inseguras são também ansiosas o sofrimento é ainda maior, pois ela se torna uma eterna expectadora de si mesmo. A pessoa ansiosa está sempre antecipando tudo o que pode dar errado e o que não pode ela imagina que da também. Resultado: Ela se fecha, não adianta fazer nada porque tudo vai dar errado mesmo!

Rosana Faria Freitas sugere dicas para tornar-se uma pessoa mais segura:
  • Cultive o pensamento positivo. Avalie os bons aspectos da sua vida, valorizando-os. Ao mesmo tempo, considere o que você poderia aprimorar ou modificar para se fortalecer em todos os sentidos.
  • Confie em si mesmo. Isso, claro, requer auto-reflexão e autoconhecimento. 
  • Corra atrás do autoconhecimento. Observe quais sentimentos e pensamentos o levam à insegurança. 
  • Não tenha medo de mudanças. E vá além: analise se alguma área está precisando de uma virada radical. Em caso positivo, liste ações que ajudarão a melhorar seu desempenho.
  • Faça uma lista de suas qualidades e seus pontos fortes. Trata-se de um ótimo exercício para encher o copo da auto-estima. Pense no que o faz ser único e especial, escreva e, se possível, fixe em um lugar visível para conferir sempre. Identifique suas habilidades e as coloque em prática.
  • Converse com pessoas que são importantes para você. Peça um opinião de seus pontos fortes. Só depois solicite que falem dos aspectos que precisaria desenvolver.
  • Invista em relações afetivas positivas – amorosas ou de amizade –, que lhe façam bem e onde você é admirado.
  • Valorize sua opinião frente a fatos e situações.
  • Seja paciente e flexível consigo e pare de se criticar por qualquer coisa. Não exija tanto de você, e tenha tolerância e positividade em relação a seus pensamentos, não se martirizando à toa. Não se menospreze ou se rebaixe. Em vez disso, modifique o que acredita não ser legal em você.
  • Não se leve tão a sério. Você pode aprender com seus erros e reformular suas atitudes sempre que necessário.
  • Se necessário, procure apoio com psicoterapia e aconselhamento psicológico.
Na psicoterapia você conta suas dificuldades e inseguranças. É um espaço para desabafar e se sentir mais leve. O psicólogo usa técnicas para interpretar, entender te dar uma devolutiva, te mostrar o caminho, te apoiar e te ajudar a percorrer esse novo caminho.

"Cuide dos seus pensamentos, com eles você pode fazer qualquer coisa". (Platão)


Referências:


ABREU, Marisa de. Clínica de Psicologia. Insegurança. Disponível em: <http://www.marisapsicologa.com.br/inseguranca.html> Acesso em: 10/10/13

Blog O Psicólogo. Insegurança. Disponível em: <http://blog.opsicologo.com.br/search/label/Inseguran%C3%A7a> Acesso em: 10/10/13.

Dicionário on line de português. Insegurança. Disponível em: < http://www.dicio.com.br/inseguranca/> Acesso em: 15/10/13.

FREITAS, Rosana Faria. Uol notícias. Veja dicas para vencer a insegurança e construir uma autoimagem positiva. In: Bem estar. 2012. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/12/01/inseguranca-razoes-aparecem-ja-na-infancia-mas-e-possivel-mudar-isso.htm> Acesso em: 10/10/13.

SILVA, Elaine Aparecida. Blog Elaine - Psicoterapia. Insegurança Psicológica. 2001. Disponível em: <http://elaine-psicoterapia.blogspot.com.br/2013/04/inseguranca-psicologica.html> Acesso em: 10/10/13. 

Veja o vídeo ilustrativo: