terça-feira, 19 de abril de 2011

Ansiedade

ANSIEDADE

Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, etc.
Ansiedade é um estado emocional que se adquire como conseqüência de algum ato. Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da freqüência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade entre outros. Portanto, nem sempre é patológica.
Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quanto à realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
As pessoas ansiosas têm um vasto número de sintomas. Ocorrem também as somatizações, ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas físicos, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular.
Cerca da metade das pessoas com ansiedade sofrem principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito. Conforme a sintomatologia, a ansiedade pode ser classificada em vários transtornos, mas sempre quando há um grau patológico, definido como aquele que causa interferência nas atividades normais do indivíduo.
Os sintomas mais conhecidos são: fadiga, insônia, falta de ar ou sensação de sufoco, picadas nas mãos e nos pés, confusão, instabilidade ou sensação de desmaio, dores no peito e palpitações, afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas, boca seca, contrações ou tremores incontroláveis, tensão muscular, dores, necessidade urgente de defecar ou urinar, dificuldade em engolir, sensação de ter um "nó" na garganta, dificuldades para relaxar, dificuldades para dormir, leve tontura ou vertigem, vômitos incontroláveis e sensação de impotência.
Os transtornos patológicos ligados a intensa ansiedade são:
*Síndrome do Pânico - é caracterizada pela ocorrência de freqüentes e inesperados ataques de pânico. Os ataques de pânico, ou crises, consistem em períodos de intensa ansiedade e são acompanhados de alguns sintomas específicos como taquicardia, perda do foco visual, dificuldade de respirar, sensação de irrealidade, etc.
* Fobia Específica - medo irracional relacionada a um objeto ou situação específica. Exemplo a pessoa pode ter fobia de sangue, de animais, de altura, de elevador, de lugares fechados ou abertos, fobia de dirigir, etc.
* Fobia Social - ansiedade intensa e persistente relacionada a uma situação social, a pessoa pode também, por exemplo, evitar comer, beber ou escrever em público com medo de que percebam o tremor em suas mãos,
* Estresse Pós-Traumático - estado ansioso com expectativa recorrente de reviver uma experiência que tenha sido muito traumática. Por exemplo, depois de ter sido assaltado, ficar com medo de que ocorra de novo, ter medo de sair na rua, ter pesadelos, etc.
*Transtorno Obsessivo-Compulsivo - estado em que se apresentam obsessões ou compulsões repetidamente, causando grande sofrimento à pessoa, tem como função tentar aliviar a ansiedade trazida pelas obsessões. Ex: a pessoa pode lavar a mão muitas vezes para tentar aliviar uma idéia recorrente de que está sujo.
O tratamento é feito com psicoterapia e medicamentos, dentre os quais ansiolíticos e antidepressivos. Exercícios, técnicas de relaxamento e outras atividades físicas também são bons para aliviar o estresse e ansiedade.

Referências Bibliográficas:
Wikipédia, a enciclopédia livre. Jan/2001. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ansiedade. Acesso em 25 Abril. 2011.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

Este texto se encontra no BLOG: www.alinepsicoblog.blogspot.com