sexta-feira, 4 de maio de 2012

Campeonato - Jogo RESTA UM


Em abril  iniciamos o campeonato do jogo Resta Um. Este é um jogo bastante pedido pelos pacientes durante as sessões e demonstram por ele grande interesse. Desta forma resolvemos fazer um campeonato a fim de estimular a atenção, concentração, inteligência, formulação de estratégias e  instinto de competição (para trabalhar o perder e o ganhar). 

Além destas particularidades, os jogos em si tem várias características importantes como:

 - Capacidade de absorver o participante de maneira intensa e total (clima de entusiasmo, sentimento de exaltação e tensão seguidos por um estado de alegria e distensão). Envolvimento emocional.
 - Atmosfera de espontaneidade e criatividade.
 - Limitação de tempo : o jogo tem um estado inicial, um meio e um fim, isto é, tem um caráter dinâmico.
 - Possibilidade de repetição.
 - Limitação do espaço: o espaço reservado seja qual for a forma que assuma é como um mundo temporário e fantástico.
 - Existência de regras: cada jogo se processa de acordo com certas regras que determinam o que "vale" ou não dentro do mundo imaginário do jogo. O que auxilia no processo de integração social das crianças.
 - Estimulação da imaginação e auto-afirmação e autonomia.

REGRAS DO JOGO:

 É um quebra-cabeça no qual o objetivo é, através de movimentos válidos, deixar apenas uma peça no tabuleiro.
No início do jogo, há 32 peças no tabuleiro, deixando vazia a posição central. Um movimento consiste em pegar uma peça e fazê-la "saltar" sobre outra peça, sempre na horizontal ou na vertical, terminando em um espaço vazio. A peça que foi "saltada" é retirada do tabuleiro. O jogo acaba quando não é possível fazer nenhum movimento. Nesta ocasião, o jogador ganha se restar apenas uma peça no tabuleiro.

Ao final da competição todos receberão uma premiação, visando a motivação para que participem de mais competições que virão. Somente o grande vencedor do campeonato será premiado com um troféu de melhor jogador de Resta 1.

Fotos das etapas do campeonato:

Etapa 1- Individual




Etapa 2 - Grupos
















Etapa 3 - Semifinal







FINAL