terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DESORGANIZAÇÃO



De acordo com o dicionário on line de português, desorganização tem o seguinte significado: ação de desorganizar, desordem, confusão.

Pessoas desorganizadas geralmente gostam de ajuntar grandes quantidades de objetos, documentos, papéis ou outras tranqueiras, sem que tenha necessidade ou prazer aparente. Apresentam muita dificuldade em se desfazer das coisas. São pessoas com muitos planos, desejos e sonhos mas que começam a concretizá-los e não terminam nenhum deles, são aquelas pessoas que querem abraçar o mundo de uma vez só. No trabalho, na escola ou em atividades que requer foco, tende a se distrair facilmente ou perder a concentração, e frequentemente não consegue gerenciar bem seu tempo e suas tarefas a fazer.

São hábitos de pessoas desorganizadas, segundo Roberto Luiz Fava:

  • “posso precisar disso um dia”  - o hábito de acumular coisas e de guardar um monte de tranqueiras que não servem pra nada e nunca vão ser utilizadas, é uma das principais causas da bagunça e desorganização. 
  • “pode colocar aí mesmo” - o hábito de não separar as coisas, não classificá-las ou categorizá-las adequadamente, faz com que nunca exista um lugar certo para colocar um documento ou objeto.
  • “segunda-feira eu vejo isso” - o clássico e terrível hábito de deixar tudo para depois. Depois eu vejo, amanhã eu faço, segunda feira começo meu regime e por aí vai. A procrastinação (ato de deixar para depois o que deveria ser feito agora) pode ter origem em diversos fatores, mas os dois principais são a desorganização pessoal e o perfeccionismo.
  • “eu me encontro na minha bagunça” – o hábito de manter uma bagunça em suas mesas de trabalho, suas gavetas e seus arquivos vem da suposta habilidade dos desorganizados em encontrar as coisas no meio do caos. Uma ilusão.
  • "uso sempre minha super memória” - Não utiliza agenda e não tem o costume de marcar compromissos ou registrar lembretes. Pessoas com este hábito estão sempre estressadas e, pior, estressando quem convive com ela também.
  • "desculpe o atraso” – o hábito de deixar tudo para a última hora, e não planejar e programar suas atividades, faz com que pessoas assim percam a noção e senso no uso do tempo, e por conta disso estão sempre atrasadas para os seus compromissos ou perdendo prazos para entrega de trabalhos.   Doenças repentinas, pneus furados, congestionamentos “monstro” e outras desculpas esfarrapadas estão sempre na sua lista.

Na psicologia, existem algumas prováveis razões pelas quais uma pessoa se torna desorganizada como cita Eliete Teixeira:

  • Depressão: Além de causar um desequilíbrio químico no cérebro, ela pode levar a comportamentos diferentes do normal apresentados por você como: ansiedade, fadiga, dor crônica, comer ou comprar compulsivamente. Qualquer um destes comportamentos podem conduzir a um ambiente desordenado e desorganizado. A compra compulsiva por exemplo leva a pessoa deprimida a buscar a temporada de compras. No entanto, essa atitude é temporária e, muitas vezes, leva a um quarto cheio de sacolas de compras e uma conta bancária vazia. A depressão pode ser resultado de morte, divórcio ou qualquer tipo de perda. A chave é reconhecer o problema e procurar ajuda profissional rapidamente.
  • Negação: A negação se revela mais claramente na cozinha e no armário do quarto. Quantas pessoas guardam uma peça de roupa, só porque sabe que essa moda vai voltar em grande estilo algum dia? Mas as vezes esse dia nunca vem.
  • Angústia: Muitas vezes as pessoas se agarram em itens porque pertenceram ou fazem lembrar um amigo ou membro da família que já não é com eles. Embora não haja nada de errado com a manutenção de alguns itens para se lembrar de alguém, não há necessidade de encher a sua casa com objetos de outra pessoa que são inúteis para você. Reunir estes itens e doar a quem realmente necessita é a melhor opção. Lembre-se, as imagens são talvez os tesouros mais descritivos de seus relacionamentos e armazenam muito mais lembranças.
  • Criação desordenada: Provavelmente, se você cresceu em uma casa bagunçada, a sua casa também é bagunçada. E se sua casa está bagunçada, as chances são de que a casa de seus filhos tembém será bagunçada é grande. Os modelos estão em casa!!! Só porque você cresceu assim, não significa que você tem que viver dessa maneira. Decida hoje que você vai dar um melhor exemplo para seus filhos.

Algumas sugestões que você pode seguir para tornar-se mais organizado segundo José Luiz Cunha: 

1 – Planeje sua manhã na noite anterior. Pense em tudo que vai precisar na manhã seguinte e tenha tudo pronto. Peça e encoraje os outros integrantes da família a fazerem o mesmo para evitar a correria na manhã seguinte.
2 – Encontre um local seguro próximo à porta ou entrada da casa para pendurar ou guardar suas chaves. Este espaço pode também ser o local onde a correspondência e outras coisas que devem ser levadas a algum lugar são mantidas. Uma cesta funciona bem nesta área.
3 – Programe poucas tarefas de cada vez e não acumule tarefas importantes em horários próximos. Deixe espaços “em branco” no seu dia, de forma que possa reorganizar as coisas caso ocorram imprevistos.
4 – Programe as tarefas mais difíceis para durante o seu “Horário de Pico”, quando seu nível de energia está no máximo.
5 – Faça as coisas aos poucos. Tarefas que vão levar muito tempo podem ser divididas. Por exemplo, organizar todos os papéis e documentos em casa, pode ser programado para ser feito ao longo da semana, em 30 minutos por dia. 
6 – Utilize uma Agenda ou mesmo um caderno para anotações e lembretes das coisas que precisa fazer. Evite tentar utilizar a memória para lembrar das tarefas que tem a fazer.
7 – Procure ajuda de um profissional, um psicólogo pode orientar e ajudar a organizar o que encontra-se desorganizado em sua vida amorosa, social, profissional e familiar.

"Metade de mim é desorganizada e a outra metade não lembro onde deixei"
(Ana Carolina)

"Eu não sou desorganizado. Sou de uma desorganização pessoal absolutamente incompreensível". 
(Manoel Carlos)






Referências:

CUNHA, José Luiz. OrganizadOZ e menos estressados. Você sabe o que é uma pessoa Cronicamente Desorganizada? 31/08/2010. Disponível em: <http://ozorganize.wordpress.com/2010/08/31/voc-sabe-o-que-uma-pessoa-cronicamente-desorganizada/> Acesso em: 03/12/13.

FAVA, Roberto Luiz. Fava Consulting. Desorganização Pessoal. Disponível em: <http://favaconsulting.com.br/gerencie-sua-vida-usando-o-tempo-a-seu-favor/desorganizacao-pessoal/> Acesso em: 03/12/13.

TEIXEIRA, Eliete. Organiza-se.  Razões psicológicas para a desorganização. 01/09/2010. Disponível em: <http://www.organize-se.com/lermateria.php?id=217> Acesso em: 03/12/13.