segunda-feira, 22 de outubro de 2012

OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA A NOSSA VIDA




A música (do grego - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana.  Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

A música também pode ser definida como uma forma de linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo a alguém. A música é um fenômeno que perpassa toda a humanidade, em todo o globo, desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

A música é divida em vários gêneros: a música erudita (culta ou música clássica), a música popular (música do dia-a-dia, tocada em shows e festas, usada para dança e socialização), música folclórica (ou música nacionalista - associada a fortes elementos culturais de cada grupo social – cantigas de roda e ninar), músicas religiosas (utilizada em liturgias, tais como missas, funerais, adoração, oração, natal, páscoa, etc).

Desde o ventre materno já somos beneficiados com a música, assim como as mães. Estudos revelam que as gestantes que escutaram trinta minutos de música todos os dias durante duas semanas reduziram, e muito, os sintomas de depressão, estresse e ansiedade em comparação às gestantes que somente fizeram o pré-natal sem a intervenção da música. Além disso, tem efeito altamente positivo, aumentando também a atividade cerebral do bebê e fortalecendo o vínculo com a mãe.

Para as crianças, a música traz benefícios quanto à aprendizagem, ampliando seu raciocínio, melhorando seu comportamento, concentração e atenção em sala de aula. Para os jovens adultos, faz reduzir ansiedades, solidão e depressão, além de diminuir o stress. E para a terceira idade, traz melhoras no sistema imunológico, altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer, além de colaborar no aumento do nível de energia, das funções sexuais e da massa muscular, evitando osteoporose e rugas.

Veremos a seguir com maiores detalhes, os benefícios da música para todos os níveis de desenvolvimento humano citados acima. Começaremos pela Terceira idade por ser o foco do grupo terapêutico em questão.

PARA A TERCEIRA IDADE 

A música para as pessoas da terceira idade pode trazer benefícios não só na melhoria da qualidade de vida destas pessoas, mas em vários aspectos como:


  • ·         A memória – evocando lembranças do passado. Quando se ativa a memória através da música transmite-se o pensamento de que o envelhecimento é um período propício à recordação. Assim, o idoso reconstrói experiências do presente e passado. Esta memória advém de um trabalho em que o prazer da música suscita o inconsciente a trazer material ao consciente.
Dona Risoleta: “Relembrar uma coisa dessas é triste: vinham quatro ou cinco moços, um tocava violino, outro violão, outro cantava, e tocavam bandolim, cavaquinho com aquela voz bonita que entrava no coração da gente e a gente ficava... quem disse que ficava dormindo?!... Na festa de São Benedito tinha banda de música, na igreja sempre teve coral:queremos Deus que é nosso rei/queremos Deus que é nosso pai. Isso era lindo, no momento assim não me lembro de tudo, mas devagarzinho de vez em quando vou lembrando e começo a cantar aí pra criançada, então eles falam: ta alegre hoje, hein,velha?! ...Quando comecei a dançar no carnaval veio: o teu cabelo não nega, mulata,que tu és mulata na cor/mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero teu amor.Eu dançava, cantava, puxava o cordão, pintava o caneco. Passava mão numa vassoura, fazia dança com a vassoura e todo mundo me acompanhava. Aonde eu chegava não tinha tristeza, vinha alegria”. (SOUZA; LEÃO, 2006).


  • Trabalha a atividade muscular, a respiração, a pressão sanguínea, a pulsação cardíaca, o humor e o metabolismo, uma vez que com a dança, por exemplo, o nosso corpo é afetado pela música e pelo som e consequentemente os movimentos produzidos fazem este papel. O corpo é um instrumento, configurando-se também como uma caixa de ressonância, e a voz caracterizando o som de cada indivíduo.

  •  É um veículo de fortalecimento das relações interpessoais, onde a música é elemento sociabilizador e integrador, além de promover equilíbrio emocional e afetivo.

  • Com a música o envelhecimento é parcialmente reversível, através de reabilitação de funções no nível motor, psicossomático e em respostas emocionais e intelectuais.

 Outra forma em que a música pode beneficiar a vida do idoso, é quando se refere ao fazer musical, é tão importante que estudos comprovam que esse ato altera algumas regiões do cérebro e ajuda a combater o Mal de Alzheimer, além de fazer reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão.

Como se faz música? Cantando! O ato de cantar leva a sensação de prazer e bem-estar, por isso a importância de ser usado como terapia. Ao cantar com uma voz expressiva e bem produzida, são criadas vibrações emocionais e sonoras que podem elevar o espírito, expandir a mente e fazer você se sentir além do seu ser. Há liberação das tensões nervosas e produção de energia levando a paz interior e alívio da sensação de carregar o mundo nas costas.  










PARA JOVENS E ADULTOS 



Como podemos observar são vários os benefícios da música para as pessoas da terceira idade, bem como para as outras faixas etárias citadas acima. Outra etapa da vida em que os benefícios são importantes devido principalmente a parte cognitiva que é bastante trabalhada (a área da inteligência) são para os jovens/adultos.

Nesta fase da vida, os estudos são intensificados para vestibulares, cursos, concursos e para o próprio mercado de trabalho, fazendo com que as pessoas tenham um nível de atenção, concentração além do normal. Devido a isso e a outros fatores do dia a dia como atividades extras (cuidar de casa, dos filhos, etc) a vida poderá ficar sobrecarregada e antes o que era feito com qualidade, neste momento poderá fica a quem do esperado.

Estudos mostram que quem tem um contato mais direto com a música é beneficiado no sentido de desenvolver melhor a paciência, sensibilidade, coordenação, a capacidade de memorização e de concentração. Além de ser fonte de energia e bem estar.

O estudo ou o trabalho com a música encoraja a autodisciplina e a diligência (pesquisa, busca), características que se repercutirão nas atividades intelectuais sob a forma de estudo mais efetivo e com qualidade. Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo em que dá prazer aos outros.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Em suma, a música para jovens e adultos vem como forma de trabalhar conteúdos cognitivos, ou seja, aqueles relacionados à inteligência, trabalhar o emocional como forma de promover relaxamento, bem estar e também como forma de reflexão e expressão pessoal.
      
Dinâmicas – consciência corporal (paparapapa e barbatuques) 







PARA AS CRIANÇAS


Como já vimos até aqui os benefícios da música para a terceira idade e para os jovens/adultos são várias, tanto para a saúde física, mental, emocional e psicológica, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Para as crianças, não poderia ser diferente.

Desde o ano passado todas as escolas públicas são obrigadas a terem na grade curricular aulas de música devido à importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.

Com a música, seja ela praticada ou escutada faz com que a criança adquira nova disciplina mental e competência física, além de adquirir bons comportamentos e autoconfiança. As lições de música também melhoram o desenvolvimento da capacidade da criança para pensar logicamente e analiticamente (a música é pura matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memória), aumentando sua concentração, cognição e desenvolvimento motor. Com uma orientação correta, a música pode ajudar no crescimento pessoal da criança, bem como à sua expressão individual, beneficiando não somente sua mente, mas também a alma e o espírito.

Além destes benefícios citados, ainda há outros importantes como: promove o trabalho em grupo, facilita o processo de alfabetização, aguça a sensibilidade, ajuda os tímidos a se comunicarem melhor, aumenta a autoestima, ensina o que é ritmo.

Na etapa de alfabetização a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida.

Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos.

Mas a melhor razão para incentivar o interesse pela música pode ser apenas o fato de ser divertido. Crianças geralmente gostam muito de cantar, dançar e ouvir música. Quando a música faz parte da rotina diária da criança, ela pode ajudá-lo a se sentir mais seguro e ambientado em seu mundo.

  Construção de instrumentos musicais e dinâmica com musicas.












 PARA BEBÊS E GESTANTES
 

Vimos até aqui a importância da música para os diferentes níveis de desenvolvimento humano, terceira idade, jovens/adultos e crianças. A seguir conheceremos também os benefícios que a música trás para as gestantes e bebês, bem como ela pode contribuir no processo de desenvolvimento do bebê e gestação da mulher.

Já durante a gravidez, o bebê pode usufruir dos benefícios da música. Foi comprovado que mães que ouvem música durante a gravidez e continuam a sua prática no pós-natal têm crianças com níveis de inteligência e de capacidade de aprendizagem superiores às crianças que não mantém a prática da música.

O bebê já percebe os sons desde a 20ª e 21ª semana de gestação. Eles ouvem o coração e outros órgãos da mãe, os sons do próprio corpo em formação, as vozes e os barulhos do mundo externo, inclusive as músicas. Estes ruídos criam o primeiro vínculo entre mãe e filho. Ouvindo a mãe conversar e cantar, o bebê sente-se mais tranquilo quando escuta o som da sua voz, que é a primeira a ser reconhecida. Desta forma, cantar e conversar muito com o bebê dentro e fora da barriga é de fundamental importância.

Estudam indicam que músicas escutadas com frequência pela mãe durante a gestação (que sejam prazerosas e agradáveis), faz com que o bebê mesmo após o nascimento, ao ouvi-la a reconheça e se tranquilize com o som que também já o agrada. Ainda dentro da barriga, a mãe pode até perceber se o som agradou ou não seu bebê dependendo se o pequeno ficou mais agitado ou tranquilo em sua barriga.

Segundo especialistas, com apenas quatro dias de vida a criança já distingue uma língua da outra e consegue prestar atenção aos sons e palavras. E quanto mais cedo à música for introduzida no ambiente da criança, maior será o potencial dela para aprender a falar e se expressar de forma clara.

A criança precisa de estímulos para se desenvolver e os sons despertam a musicalidade e desenvolve o lado emocional da criança, além de facilitar a expressão de emoções. Em aulas desenvolvidas especialmente para mães e seus bebês são trabalhados seis pontos principais: socialização (que é o estímulo principal e que acontece na interação com outros bebês), linguagem (onde às vezes acontecem os primeiros balbucios), autonomia, criatividade, cognição e motricidade (onde os instrumentos musicais são bastante utilizados).

Em pesquisas conduzidas por musicoterapeutas, foi constatado que para mães ansiosas e tensas, amamentar, muitas vezes, pode ser uma tarefa difícil. “O estímulo à produção de leite acontece apenas pela sucção do bebê. Mas a descida dele está muito relacionada a fatores emocionais. Durante as sessões, enquanto muitas mulheres cantavam, o leite finalmente descia. O foco desta pesquisa foram bebês prematuros, com 1,750 kg ou menos.

No Brasil, a música nos hospitais já vem sendo usada como estímulo da amamentação. As canções foram a solução para mães de bebês prematuros, internados na UTI neonatal da Maternidade Escola da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Elas foram avaliadas em um estudo chamado de Mame (Musicoterapia no Aleitamento Materno Exclusivo) e constatou que, das 94 mulheres avaliadas (a maioria com idade entre 21 e 30 anos), 88% das que participaram de sessões de musicoterapia no hospital ainda continuavam a amamentar na primeira consulta após a alta dos bebês.

Portanto, podemos perceber que a música é uma verdadeira terapia, tanto para as mães quanto para seus bebês. Para finalizar esse módulo, duas dicas importantes:

  •  A música deve agradar a mamãe. Não adianta colocar uma música clássica só porque dizem que é bom. Se a gestante não gosta, não será prazeroso nem benéfico. Pode-se aprender a gostar de estilos musicais diferentes.

  •  Não precisa aumentar demais o som da música achando que o bebê não escutará lá dentro da barriga. O líquido amniótico é um bom condutor de som.


"Sem a música, a vida seria um erro." (Friedrich Nietzsche).






Assitam os vídeos ilustrativos:




OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA A SAÚDE  DE PACIENTES                    

Para terminar, não menos importante que as outras etapas que vimos onde a música torna-se um benefício, trataremos agora da importância que ela traz para a saúde, principalmente daqueles que estão fragilizados e passam por internações, são eles os pacientes.

Estar no ambiente hospitalar já não é agradável, quando se tem que permanecer internado, a base de remédios a situação fica pior. O auxílio do psicólogo neste momento é importante e muitas vezes fundamental para a recuperação do paciente. Com o intuito de buscar esta melhora, estes pacientes são encaminhados para sessões de musicoterapia, dependendo da demanda que o mesmo traz.

A música, como instrumento de terapia, vem quebrando barreiras no tratamento de diversas enfermidades, dentre elas o câncer, existem vários hospitais do país que a adotam para ajudar na melhora do doente (amenizar as dores e “alegrar” a dura rotina hospitalar). Verificou-se uma diminuição da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, a par de uma menor necessidade de recorrer a analgésicos e de uma descida dos níveis de alguns hormônios relacionadas com o stress. A terapia por meio da música possibilita ao paciente também aceitar mais facilmente suas limitações impostas pela doença, ajudando assim no processo de reabilitação.

O trabalho se torna mais fácil com a participação do paciente, já que ao escolher a música e cantar junto com os músicos ele revela, por meio da letra, seus sentimentos, angústias e medos, observados pelo psicólogo. Desta forma, em sessões futuras, estas questões serão abordadas.  

As crianças hospitalizadas também são beneficiadas, uma vez que por timidez ou por outro motivo qualquer muitas vezes a criança se isola e não aceita brincar com as outras, até por acreditar que no hospital não pode ter amigos e ao participar da atividade em grupo com música a tendência é que comece a se relacionar com o amigo ao lado, por exemplo.  

Sintomas de depressão e tristeza também são vencidos com o cantarolar de uma canção. Nos pacientes com problemas de coordenação motora e dificuldades na emissão de sons a musicoterapia ajuda na parte fonoaudiológica e os faz praticar a respiração, entre tantos benefícios.

Segundo especialistas, a música pode ajudar no tratamento da dor quando se recupera de uma cirurgia, na reabilitação de indivíduos que sofreram um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficaram com sequelas, e em situações de dores crônicas. A música estimula o sistema nervoso, ativando várias regiões do cérebro simultaneamente, o que nas pessoas em que essas zonas se encontram danificadas por um derrame, acelera o processo de recuperação. Fala-se que as vítimas de AVC que ouvem música de uma a duas horas por dia têm uma melhor recuperação de sua memória verbal e de sua capacidade de atenção
A música também age ao nível da prevenção e do tratamento do stress. A musicoterapia é versátil, pelo que se pode usar individualmente, em família ou em grupo. Dirige-se também a portadores de várias deficiências, distúrbios psíquicos que incluem a depressão, a esquizofrenia e o autismo, e tem ainda  aplicação no âmbito da geriatria.

O treino musical estimula o progresso cognitivo, a atenção, a memória, a agilidade motora e cria unidade entre linguagem, música e movimento. Pitágoras atribuía à terapia através da música a designação de “purificação”. Segundo ele, a música curativa destina-se a (re)equilibrar as quatro funções básicas do ser humano: “pensar, sentir, perceber e intuir”.




 


Referências
BIJÓIAS, Maria. Rua direta.com: promovemos conhecimento. O papel da música na saúde. In: Produtos. Disponível: http://www.ruadireita.com/musica/info/o-papel-da-musica-na-saude/. Acesso em: 08/11/12.

CASTRO, Léo. Criança carioca: o melhor do Rio para crianças. Música para Bebês: entrevista com o professor e músico Léo Castro. Disponível: < http://criancacarioca.com.br/espaco-pais/musica-para-bebes-entrevista-com-o-professor-e-musico-leo-castro/> Acesso em: 29/11/2012.

EducaçãoInfantil.pro.br. A música e a criança. In: Atividades na Educação Infantil. Disponível em< http://www.educacaoinfantil.pro.br/musica-crianca.html> Acesso em: 29/10/2012.
 
Fibromialgia. In: Saúde e Atualidades. Música alivia estresse de pacientes hospitalizados. Disponível em: http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_saude&id_mat=134 Acesso em: 08/11/12
 
FREITAS, Alessandra Maróstica. Portal Educação. In: Artigos de Medicina alternativa. Benefícios da música para a saúde. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/artigos Acesso em: 12/09/12.

Guia infantil.com. Os benefícios da música para as crianças. In: cultura e lazer. Disponível em http://br.guiainfantil.com/educacion-musical/140-os-beneficios-da-musica-para-as-criancas.html Acesso em: 29/10/2012.

Improviso: Academia de música Oeiras. In: Benefícios da música. Porque razão é a música tão importante. Disponível em: < http://www.escola-musica.com/beneficios-da-musica.html>. Acesso em: 12/09/12

Mdemulher. Sete benefícios da música para crianças. In: família. Disponível em http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/educacao/7-beneficios-musica-criancas-636994.shtml Acesso em: 29/10/2012

MONDARTO. Corpo Saun. Musicoterapia ajuda na recuperação de doentes. In:Terapias energéticas. Disponível em: http://www.corposaun.com/musicoterapia-recuperacao-doentes/6973/#acommentlist Acesso em: 08/11/12.

OLIVEIRA, Juliano. Cifra Club.In: Música erudita. 10 benefícios da música. Disponível em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/100667/. Acesso em: 12/09/12
 
 
PILAR, Alessandra. Conversa pra mãe dormir: um espaço para mães de primeira viagem. Musicalização: quando chega a hora do bebê fazer música? Disponível em: < http://conversapramae.wordpress.com/2009/08/25/musicalizacao-quando-chega-a-hora-do-bebe-fazer-musica/> Acesso em: 01/11/12.

PONTES, Ana Paula; TINTI, Simone. Os benefícios da música para bebês prematuros e suas mães. In: doenças e problemas. Disponível em: < http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI20898-15326,00.html> Acesso em: 01/11/12.


SANTOS, Rosângela da Costa. Blog do sapo.Educação para o futuro. Os benefícios da música para o ser humano. Disponível em: http://rosangelaeducaparaofuturo.blogs.sapo.pt/3937.html. Acesso em 12/09/12

SOUZA, Cristiana Miriam S; LEÃO, Eliane. Terceira idade e música: perspectivas para uma educação musical. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Brasília – 2006
 
WWW.neuro.pucpr.br. Pesquisa revela que música ajuda na recuperação após ataque cerebral. Disponível em: < http://www.neuro.pucpr.br/?system=news&action=read&id=713&eid=297> Acesso em: 08/11/12.
 
 
Wikipédia, a enciclopédia livre. Artigo. Discussão. Música. Disponível: < http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica> Acesso em: 11/10/12.


CONHEÇAM MINHAS PÁGINAS NO FACEBOOK: