quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Frustração

Frustração é um sentimento de tristeza ou aborrecimento diante da expectativa não realizada ou não correspondida. Esta insatisfação pode aparecer em forma de aborrecimento, tensão interna e agressividade.

Nos dias atuais, o prazer e a satisfação são buscados a qualquer custo (hedonismo) e quando a meta buscada não é concretizada e a frustração aparece, ela é vista como a pior experiência. Mas, a frustração pode ser saudável e muito importante.

A frustração é descrita por alguns autores como necessária ao desenvolvimento infantil. Segundo a autora ​Juliana Spinelli Ferrari, evitar frustrações pode ser um dos fatores de uma formação adaptativa deficiente: uma criança muito protegida ou cujos desejos foram sempre imediatamente satisfeitos pode ter dificuldades em compreender a realidade da existência adulta, em que o desejo e a satisfação estão cada vez mais distantes e exigem cada vez mais trabalho e dedicação. Uma criança despreparada para suportar frustrações pode se transformar em um adulto que desenvolve crises emocionais por razões ínfimas ou que se sente constantemente insatisfeito.

É muito importante que as crianças tenham oportunidade em aprender a lidar com o NÃO, para mais tarde se tornar um adulto forte, uma vez que nem sempre se tem o que deseja. Outro ponto importante que deve ser lembrado e ensinado é que tudo na vida tem o momento certo para acontecer e nem sempre acontece com a rapidez que desejamos. Criar esta consciência nos ajuda a lidar com as frustrações de forma mais sábia e equilibrada, uma vez que alcançar determinados objetivos nem sempre depende unicamente de nós. Muitas vezes, existem outras pessoas envolvidas e precisamos entender e aceitar que seu tempo de agir é diferente do nosso.

Existem dois pontos importantes no que se refere à frustração, ela pode ser vista como positiva, quando ela se torna uma motivação, desafio e crescimento ou pode ser negativa, quando se torna um dano, ocasionando stress, depressão, agressividade, isolamento, ou seja, leva a pessoa a se afastar, não querem mais contato com a frustração para não passar pela situação novamente e com isso cria o senso de incompetência e depressão, uma vez que abandonou, não lutou para superar e acaba se afundando ainda mais.

De acordo com a autora Marisa de Abreu, o que torna uma pessoa mais vulnerável à frustração e a leva a sofrer diante das adversidades, são: 
- Experiências traumáticas.
- Falta de relacionamento de carinho e confiança com um adulto, quando criança.
- Falta de modelos nos quais a criança pode aprender formas adequadas de superar as adversidades.
- Falta de reforços positivos diante das iniciativas adaptativas.
- Privação de afeto ou das necessidades básicas.
- Falta de limites dos pais em relação aos filhos. Repetindo: É muito importante que as crianças tenham oportunidade em aprender a lidar com o NÃO!

A frustração pode levar a pessoa a ter alguns comportamentos negativos quando não são bem elaboradas. Estes comportamentos são: de evitação: quando a pessoa frustrada começa a evitar situações parecidas ou evita às pessoas e lugares envolvidos com a frustração com medo de frustrar-se novamente; de compensação: para lidar com a frustração  a pessoa pode compensar com outras satisfações. Ex, comer em excesso, drogas, álcool, etc. Essa substituição leva a manutenção da frustração; de desamparo: uma vez tendo se frustrado em uma atividade a pessoa para de tentar sucesso em outras áreas da vida. Muitas vezes nem há obstáculos, mas a visão distorcida da pessoa vê tudo como imensamente difícil. E assim não se dá oportunidade para perceber que poderia vencer.

Resistência à frustração

Existem pessoas mais resistentes à frustração que outras. Tem gente que passa por problemas sérios, morre um ente querido, é demitido, leva um pé da namorada, mas ficam firmes. São os resilientes (capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, stress, etc. - sem entrar em surto psicológico). Outros descompensam com qualquer coisa. A resposta está em vários fatores: genética, estória de vida, modelos, punições, reforços, privações, falta de limites. São questões biológicas, sociológicas e psicológicas. A forma como a pessoa é criada influencia seu aprendizado, o que ela vê e recebe em casa é um forte determinante, é o que diz Marisa de Abreu.

Existe terapia para superar a frustração?

Sim, a ajuda psicológica se faz através da atitude compensatória adaptativa. Quando analisamos realisticamente o desejo, e se concluímos que é impossível realizá-lo, o saudável é buscar outras satisfações mais próximas da inicial. Ex: não dá pra comprar carro zero, vamos sair de carro semi novo, pelo menos por enquanto.


Referências

ABREU, Marisa. Frustração. Marisa Psicóloga. Clínica de Psicologia. Disponível em: < http://www.marisapsicologa.com.br/frustracao.html>  Acesso em: 26/09/13.

CAVALCANTE, Elisabeth. Somos todos um: o seu site de autoconhecimento. Aprendendo a lidar com a frustração. Disponível em: <http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3575> Acesso: 26/09/13.

FERRARI, Juliana Spinelli. Frustração. Brasil escola. In: Psicologia. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/psicologia/frustracao.htm> Acesso: 26/09/13

NETTO, Marilena Henriques Teixeira. Artigos de Psicologia. Frustração. Disponível em: <http://artigosdepsicologia.wordpress.com/2008/09/28/frustracao/#more-89> Acesso em: 26/09/13