segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Preconceito


Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, projetos, lugares, tradições, entre outros, considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo (é um substantivo ou adjetivo que possui uma carga negativa ou ofensiva, que exprime sentido desagradável ou de desaprovação, de ordem psicológica ou social) de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

O preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo” (é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação). Exemplos: "todas as loiras são burras", "os americanos não gostam de brasileiros e são arrogantes", "todos os ingleses são frios". Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade, difamação ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.

Os sentimentos negativos em relação a um grupo explicam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber (1864-1920), “o indivíduo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito”.

CAUSAS DO PRECONCEITO:
·        Crenças, as preconceituosas são sempre estereótipos negativos;
·        Sentimentos;
·         Tendências comportamentais.

Existem várias tipos de preconceito, são eles:
·        Preconceito racial: o racismo é a tendência ao pensamento, ou ao modo de pensar em que se da grande importância a noção da existência de raças humanas distintas superiores umas as outras. Por ser um conjunto de opiniões pré concebidas entre os seres humanos, faz com que alguns acreditem ser superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial. Ex: brancos contra negros, contra amarelos, contra índios, etc.
·        Preconceito sexual: preconceito sexual é discriminar alguém pela sua escolha sexual. Homossexuais e bissexuais são agredidos por não serem “iguais” às regras da sociedade. Muitas pessoas escondem a sua opção sexual, simplesmente por medo, pois temem serem discriminados pelos outros, e sofrerem de insultos, brincadeiras e apelidos indesejáveis.
·        Preconceito social: o preconceito social esta muito na moda pelo fato de que as pessoas com nível social melhor discriminam os de menores condições. Exemplo: ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo, “isso é coisa de pobre.” ou “vise versa”. Também conhecido como etnocentrismo (atitude discriminatória e preconceituosa contra um grupo social).
·        Preconceito em relação à religião: existem vários tipos de preconceito em relação à religião, pois nem todos são evangélicos, espíritas, católicos, etc. Existem várias “rivalidades” entre diferentes tipos de religião, pois cada um quer defender sua doutrina.
·        Preconceito em relação à mulher: é mais conhecido como machismo, um dos motivos da sua existência é o fator cultural ou tradicional onde as mulheres eram vistas somente como mães e donas de casa. Atualmente, a mulher tornou-se mais autônoma, dona de si própria, mas ainda existe algum preconceito principalmente no mercado de trabalho, questões referentes ao salário, capacidade, pois ainda são vistas como seres/frágeis.
·        Preconceito em relação aos deficientes: seja o deficiente físico ou mental, não tem jeito é só sair na rua que “olham torto”, mantêm distância, como se a deficiência fosse algo contagiosa ou digno de piedade. Ainda passam por certas dificuldades,
são rejeitados e às vezes quando precisam de ajuda poucos se dispõem a fazê-lo.
·        Discriminação etária, generacional ou ainda etaísmo: é um tipo de discriminação contra pessoas ou grupos baseado na idade. Quando este preconceito é a motivação principal por trás dos atos de discriminação contra aquela pessoa ou grupo, então estes atos se constituem em discriminação por idade. Embora etaísmo possa se referir ao preconceito contra qualquer grupo etário, a discriminação por idade está geralmente associado a duas faixas etárias específicas: adolescentes: (etaísmo contra adolescentes é também chamado "adultismo"), a quem são atribuídos as características estereotipadas de imaturos, insubordinados e irresponsáveis e terceira idade: que são rotulados de lentos, fracos, dependentes e senis.

A discriminação por idade tem sempre sido um problema, ela é mais séria no presente nas indústrias de entretenimento e computadores. Muitos atores, músicos, roteiristas, programadores e engenheiros elétricos idosos têm se queixado de como é difícil para eles encontrar trabalho, embora sejam bem qualificados em termos de educação e experiência. Trabalhadores mais idosos, em média, produzem mais do que trabalhadores jovens, além de se mostrarem mais atenciosos e mais dedicados, porém mesmo assim ainda são discriminados.

“O preconceito está na maldade dos olhos de quem vê e na ignorância de quem acha que sempre está com a razão”. (Leo Cruz)