terça-feira, 3 de abril de 2012

Maratona da memória!

A aprendizagem acontece com mais facilidade em crianças e jovens onde a neuroplasticidade (propriedade de reorganização do sistema nervoso é mais eficaz)."Diferentes áreas do sistema nervoso se desenvolvem em diferentes momentos. Durante o desenvolvimento cerebral as ligações entre as células nervosas vão se tornando mais complexas, à medida que o organismo interage com o meio ambiente. As conexões são feitas e desfeitas durante todo o tempo, ocorrendo aprendizagem e “desaprendizagem” ao longo de nossa existência. Neurônios que não são usados desfazem suas conexões - desbastamento sináptico - e podem até ser eliminados.
Ao longo da vida nosso cérebro é modificado à medida que estabelece interações com o ambiente.O desbastamento sináptico, ocorre durante toda a vida do indivíduo mas é mais intensa em alguns períodos como na terceira idade, da mesma forma que as conexões são mais facilmente estabelecidas em determinadas etapas do desenvolvimento, como na infância." (Hiran Pinel e Paulo Roque Colodete*)
*(fonte: http://especialistaemneuropsicologia.blogspot.com.br/p/neurociencias.html)

Podemos contribuir ou não para que ocorra a aquisição de novos comportamentos, uma vez que tenhamos ou não certa qualidade no âmbito biopsicossocial, o que pode dificultar ou propiciar a aprendizagem. É preciso que ocorra estímulo para que a memória continue ativa prinipalmente na terceira idade quando a aprendizagem é mais lenta, por isso decidimos fazer uma MARATONA DA MEMÓRIA na entidade filantrópica UNIPABE que encontra-se cituado na Rua Paulo Arbex, 123. Bairro: Jardim América - Belo Horizonte, MG, a fim de fazer com que idosos que frequentam o local juntamente com a Psicóloga trabalhassem durante um mês a memória através de exercícios que a estimulem como palavras cruzadas, caça palavras, jogos da memória, sete erros, labirinto, jogo das cores (sequência), entre outros. 

Cada jogo é uma aventura para eles, que se esforçam para concluí-los com muito alegria, atenção e força de vontade. Está sendo muito gratificante ver como eles se empenham em ir e participar todas as semanas para este evento mesmo com suas limitações. Abaixo colocarei algumas fotos ilustrativas deste evento que tem término no fim deste mês.
                                           JOGO DAS CORES                                           

 





E PALAVRAS CRUZADAS







JOGO DOS SETE ERROS











Sete Erros (2) e Jogo da memória











"Foi muito bom ajudar vocês a exercitar a memória durante um mês, espero que continuem em casa, no serviço e depois que deixarem os netos e filhos nas escolas e se precisar sabem onde me encontrar, obrigada!" Aline Bicalho (25/04/12)

ELES CURTIRAM MUUITO E VOCÊS..JÁ CURTIRAM TAMBÉM? é só clicar logo ai em baixo.. e curtir no facebook, obrigada! :)