quarta-feira, 4 de maio de 2011

Stress


O "STRESS" é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. A primeira coisa que acontece com o nosso organismo nestas circunstâncias é uma descarga de adrenalina no nosso organismo, e os órgãos que mais sentem são o aparelho circulatório (aceleração dos batimentos cardíacos – taquicardia) e o respiratório (promove a dilatação dos brônquios e induz o aumento dos movimentos respiratório – respiração ofegante).
Os estressores ou esgotador (indica um evento ou acontecimento que exige do indivíduo uma reação adaptativa à nova situação) dependendo do grau de sua nocividade e do tempo necessário para o processo de adaptação dividem-se em:
1. Contecimentos biográficos críticos: são acontecimentos (a) localizáveis no tempo e no espaço, (b) que exigem uma reestruturação profunda da situação de vida e (c) provocam reações afetivo-emocionais de longa duração. Esses acontecimentos podem ser positivos e negativos e ter diferentes graus de normatividade, ou seja, de exigência social. Exemplos são casamento, nascimento de um filho, morte súbita de uma pessoa, acidente, etc.
2. Estressores traumáticos: são um tipo especial de acontecimentos biográficos críticos que possuem uma intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa do indivíduo.
3. Estressores quotidianos: são acontecimentos desgastantes do dia-a-dia, que interferem no bem-estar do indivíduo e que vêem essas experiências como ameaçadoras, magoantes, frustrantes ou como perdas. Exemplos são problemas com o peso ou com a aparência, problemas de saúde de parentes próximos que exigem cuidados, aborrecimentos com acontecimentos diários (cuidados com a casa, aumento de preços, preocupações financeiras, etc.)
4. Estressores crônicos: são (a) situações ou condições que se estendem por um período relativamente longo e trazem consigo experiências repetidas e crônicas de estresse (exemplos: excesso de trabalho, desemprego, etc.) e (b) situações pontuais (ou seja com começo e fim definidos) que trazem consigo conseqüências duradouras (Exemplo: estresse causado por problemas decorrentes do divórcio).
Exemplos de estressores:
  • Desprezo amoroso, dor e mágoa
  • Luz forte, níveis altos de som
  • Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego e amnésia.
  • Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro
  • Trabalho/estudo: bullying, provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos
  • Relacionamento pessoal: conflito e decepção
  • Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia
  • Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil).
  • Idade,calor
Sinais de Stress:
·         Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho.
·         Insatisfação, irritabilidade, explosividade, reclamações.
·         Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos.
·         Insônia, sono agitado, pesadelos.
·         Falhas de concentração e memória.
·         Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
·         Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar.
·         Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito.
·         Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia
Alguns sintomas do Stress
·         Cansaço, ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarréia, gases, gastrites, úlceras.
·         Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, por exemplo: Herpes.
·         Pressão Arterial alta, Colesterol alto, Arteriosclerose, Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "Derrame"), Infarto, etc.
·         Dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”, Fibromialgia.
·         Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Seborréia, queda de cabelos, unhas fracas.
·         Diabetes.
·         Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida, causando outras complicações no organismo.
·         Doenças psicossomáticas, depressão.
·         Ataques de ansiedade.
·         Ataques de Pânico [taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa “não está lá” (isso se chama desrealização), de que vai desmaiar, sensação eminente de morte.
O que fazer ?
·         A solução é óbvia, mas difícil de fazer: mudar hábitos.
·         Deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos, alimentação mais saudável, socializar mais com amigos, dançar, fazer esportes, ir ao cinema.
·         Viajar, tirar férias, curtir a família. Até Deus precisou descansar no sétimo dia !
·         Massagem, Yoga, meditação.
·         Condicionamento físico.
·         Psicoterapia. Conversar com uma pessoa neutra e tecnicamente preparada ajuda a organizar melhor os pensamentos e administrar melhor os problemas.
·         A medicação acaba com os sintomas físicos e melhora o sono. Com isso a pessoa tem mais “cabeça fria” e energia para procurar soluções.
·                     Se aparece uma Depressão ela irá piorar o Stress e criar um círculo vicioso, portanto deve ser tratada.
Certamente não existe uma fórmula mágica para tratar as complexas implicações do estresse. Depende de cada indivíduo desenvolver qualidades e atitudes - como conscientização, autocontrole e autoconfiança - para que sirvam de antídoto. Elas possibilitam que a pessoa reverta o ciclo de stress. Assim, podem restabelecer a energia mental e psicológica, que lhes permite a reformulação do seu meio ambiente.

Referência Bibliográfica:
Wikipédia, a enciclopédia livre. Jan/2001. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse . Acesso em 06 de Maio. 2011.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Jan/2001. Disponível em http://www.mentalhelp.com/stress.htm. Acesso em 07 de Maio. 2011.

 Veja os vídeos encontrados - Globo repórter (27/08/2010)