sexta-feira, 17 de maio de 2013

TIQUES


Tiques são movimentos involuntários, rápidos, repetitivos e estereotipados, que surgem de maneira súbita e não apresentam ritmo determinado. Alguns exemplos são piscadas de olhos e movimentos com os ombros, mas as manifestações também podem se dar na forma de sons emitidos pelo paciente (vocalizações). Podem ser contínuos ou surgir repentinamente, como acessos.

São dois os tipos de tiques, o simples: são movimentos motores involuntários decorrentes da atividade de determinados grupos musculares, como coçar a nuca, arquear as sobrancelhas etc. E os tiques simples fônicos que são sons involuntários produzidos pela passagem do ar pelo nariz, boca ou garganta.

E os do tipo complexos, que são movimentos motores semi-voluntários e de extensão mais prolongada que os simples, como tocar outras pessoas, encostar em objetos variados, repetir movimentos de terceiros, etc. Ocorrem também os tiques complexos fônicos  que são movimentos semi-voluntários que implicam vocalização de palavras inteiras, como repetir o discurso de um terceiro, repetir as palavras de um texto, etc.

Segundo a Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência, 10% das crianças em idade escolar apresentam este tipo de transtorno, começando geralmente na infância e adolescência. Segundo alguns investigadores, os tiques são automatismos nervosos que ajudam a aliviar a tensão, desaparecendo frequentemente, de forma espontânea, ao fim de algum tempo, sem necessidade de tratamento.

Os tiques nervosos costumam começar entre os 5 e 10 anos: 99% dos casos, antes dos 15 anos, por definição são transitórios e desaparecem espontaneamente antes de um ano.

Os tiques nervosos crônicos e a Síndrome de Tourette (transtorno neurológico caracterizado por movimentos repetitivos, estereotipados e involuntários e a emissão de sons vocais por mais de um ano)desaparecem em cerca de 1/3 espontaneamente, em 70% dos casos antes dos 17 anos de idade. Em outro 1/3, eles se tornam bem menos intensos. Nos demais, persistem pelo resto da vida.

Causas:  O tique é um problema com um fator genético envolvido. Alterações emocionais, como nervosismo, estresse, cansaço ou falta de sono, podem piorar esse transtorno neuropsiquiátrico. Isso porque a instabilidade aumenta a adrenalina descarregada no corpo, o que pode provocar uma crise de tiques.

Tratamento: Embora a maior parte dos tiques desapareçam espontaneamente, existem casos mais complexos e crônicos como a síndrome de Tourette citada acima que merecem maior atenção. Este é o mais grave transtorno de tiques, estando geralmente associado a problemas de relacionamento, aprendizagem, atenção, concentração e comportamentos obsessivos e compulsivos. No tratamento desta síndrome, em primeiro lugar é muito importante informar a criança, os seus familiares e professores sobre as suas características, para que estes possam compreender e aceitar o problema em questão. Em segundo lugar, é fundamental terapia psicológica e medicamentosa. As atividades desportivas também podem ajudar, uma vez que potenciam a diminuição do stress e da ansiedade.

Por mais que o tique o deixe nervoso e o impulsione a repreender a criança (principalmente), controle a irritação e nunca comente o assunto com outras pessoas diante dela. Ao não dar importância à questão, estará contribuindo, quase decisivamente, para que o tique faça parte do passado.

REFERÊNCIA

CAMPOS. Adriana. Educare.pt. Tiques: como lidar com eles? In: Psicologia. Disponível em: <http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=4B8C0B0F3DE61AA8E04400144F16FAAE&opsel=2&channelid=0> Acesso em: 08/05/13.

HOUNIE, Ana Gabriela.  Laboratório de ciências. Tiques e Síndrome de Tourette. Disponível em: <http://www.neurociencias.org.br/pt/568/tiques-e-sindrome-de-tourette/> Acesso em: 08/05/13.

Site Terra. Tiques nervosos atingem uma em cada seis crianças. In: doenças e tratamentos. Disponível em: <http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/tiques-nervosos-atingem-uma-em-cada-seis-criancas-saiba-mais,28c98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html> Acesso em: 08/05/13.

VARELLA, Drauzio. SÍNDROME DE TOURETTE: DISTÚRBIO NEUROPSIQUIÁTRICO. In: Crianças. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/crianca-2/tiques-incontrolaveis-2/> Acesso em: 08/05/13.

Wikipédia, a enciclopédia livre. Tiques. In: Discussão. Disponivel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tique> Acesso em: 08/05/13.

Síndrome de Tourette


 Tique Nervoso