terça-feira, 3 de setembro de 2013

Solidão

No vocabulário da língua portuguesa a palavra "solidão" significa: estado de quem se sente ou está só.

A solidão é um estado interno, a princípio um sentimento de que algo ou alguém está faltando. É um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento.

A solidão parece ter se tornado particularmente prevalente nos tempos modernos. No começo do século XX as famílias, eram tipicamente maiores e mais estáveis, os divórcios eram raros e relativamente poucas pessoas viviam sozinhas. Hoje, há uma tendência de inversão desses valores: cerca de um quarto da população dos Estados Unidos vivia sozinha em 1998. Anos depois, 24 milhões viviam sozinhos em casa; em 2010 este número chegou a cerca de 31 milhões e só tende a aumentar.

Estamos na era da individualidade, cada um só pensa em si mesmo, em seu bem estar, em ter prazer a qualquer custo. Nos lares são poucos que ainda mantêm a tradição de sentar-se a mesa para almoçar com a família, ou de sentarem juntos para conversar ou verem um filme, o que se vê é cada um em seu quarto com sua televisão ou navegando horas a fio na internet, não há mais diálogo, cada um vive a sua vida.

Há muitas pessoas que moram só e que apresentam uma vida bastante independente. Não podemos dizer que são pessoas solitárias, desde que elas se sintam em paz com essa situação. Entretanto, o que se mostra é que o sentimento de solidão pode estar presente em qualquer lugar ou situação. A pessoa pode sentir solidão durante uma festa com os amigos, no trabalho e até mesmo dentro de casa com a própria família.

Para sentir solidão, entretanto, o indivíduo passa por um estado de profunda separação. Isto pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeição, depressão, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância e ressentimento. Se tais sentimentos são prolongados eles podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade do indivíduo de ter um estilo de vida e relacionamentos saudáveis.

Mas nem sempre estar sozinho é ruim. Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob controle do indivíduo. Solitude é o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas, e geralmente implica numa escolha consciente, ou seja, tomada pela própria pessoa.

Mesmo sendo a solidão as vezes positiva quando é consciente e as vezes negativa por consequência de alguns acontecimentos, é sabido que precisamos do outro, somos muito mais independentes do que acostumamos acreditar. A necessidade de vínculo social significativo, e a dor que sentimos sem ele, são características definitivas da nossa espécie, moldadas por anos de evolução. Ou seja, o isolamento social involuntário (sem o nosso querer) é tão contrário à natureza humana que pode ter um impacto devastador sobre a saúde. Não só do ponto de vista psicológico, mas também físico como exemplo: o mau funcionamento do sistema imunológico, ao aumento da pressão sanguínea, à elevação dos níveis de hormônios do estresse, a um sono ruim, ao alcoolismo, ao uso de drogas e mesmo a alguns tipos de demência em pessoas mais velhas. A solidão hoje já pode ser considerada um fator de risco para a saúde tão sério quanto a obesidade e o tabagismo.

São causas da solidão:

A perda de alguém significativo, pode ocorrer também após o nascimento de uma criança, um casamento ou outro evento socialmente destrutivo, como a mudança de um estudante para outra cidade por causa da faculdade,pode ocorrer dentro de um casamento ou relacionamentos íntimos similares quando há raiva, ressentimento ou quando o amor dado não é correspondido.

Tratamento:

O primeiro passo, e o mais frequentemente recomendado, é a terapia. Durante a terapia, enfatiza-se a compreensão da causa do problema; busca reverter os pensamentos, sentimentos e atitudes negativas resultantes do problema; e explorar as formas de melhora do paciente. Alguns especialistas recomendam a terapia em grupo como uma forma de se conectar a outras pessoas que passam pelo mesmo sofrimento e estabelecer assim um sistema de apoio.
Abordagens alternativas são sugeridas por alguns especialistas. Tais tratamentos incluem exercícios físicos, dieta, acupuntura, fitoterapia, entre outros. Outro tratamento, tanto para depressão quanto para a solidão, é a terapia de animais de estimação, ou terapia através da presença de animais de companhia, como cachorros, gatos, coelhos e até mesmo porquinhos-da-índia. Existem vários benefícios associados aos animais de estimação, ter um animal de estimação diminui a ansiedade e, consequentemente, os níveis de stress no organismo.

“Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada”. 
(Josh Billings)


REPORTAGEM SOBRE SOLIDÃO


TERAPIA COM ANIMAIS