terça-feira, 4 de junho de 2013

COULROFOBIA (medo de palhaços)

A coulrofobia é uma fobia específica (medo persistente e recorrente a um determinado objeto ou circunstância que desencadeia uma forte reação de ansiedade, sempre que apresentado ao paciente fóbico) que se da ao medo patológico à palhaços. Esse tipo de fobia pode atingir crianças, adolescentes e até mesmo adultos. O medo é resultante de algum tipo de situação que a pessoa tenha passado como, por exemplo, alguma experiência traumática com palhaços em alguma ocasião da sua vida ou até mesmo apenas pelo fato de ter visto um palhaço com aparência ameaçadora na mídia e ter adquirido medo e repulsa pelo mesmo.

Ao depararem-se com algum indivíduo vestido de palhaço, os portadores dessa fobia tem ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea.Os sintomas são físicos por que é real o que essas pessoas sentem quando veem aquilo que lhes dão medo.

A prática do uso de palhaços em tratamentos hospitalares era muito comum, porém após comprovado que as crianças mais se assustavam do que se alegravam, ou seja, tinham a imagem do palhaço de forma negativa, esta prática foi erradicada.  

No orkut, há uma comunidade que reúne pessoas que sofrem de Coulrofobia, possuindo cerca de 300 membros e no facebook também participam 428 integrantes da comunidade com o mesmo nome. No orkut, está a secretária Samara Cristina de Andrade, de 19 anos, que disse que sempre sofreu desse problema. “Não me lembro de não ter medo de palhaço.” Samara relata também um susto passado por ela. “Já passei por uma situação de desmaio. Um palhaço veio me assustar e não parava, mesmo vendo que eu estava passando mal.”

Outro caso bastante divulgado pela mídia foi o da ex BBB 11 Janaína, que ao se deparar com seu amigo Daniel dentro da casa vestido de palhaço devido ao tema  da festa "circo" teve uma crise de pânico (ver vídeo ilustrativo) 

Segundo o psiquiatra Antonio Raimundo Simões de Souza citado por Neto (2011), o caso possui tratamento e as pessoas que sofrem de coulrofobia devem procurar seu médico de confiança para o encaminhamento ao especialista. "As fobias específicas têm na terapia comportamental o principal recurso para seu tratamento, baseado sobretudo nas técnicas de exposição. Gradualmente, o paciente é exposto às situações que teme. Em alguns casos o uso de benzodiazepínicos (medicações para diminuir a ansiedade), por período limitado, pode ser útil", explicou.

O medo de palhaços para muita gente é uma bobagem, porém ter medo dos simpáticos amiguinhos do circo na mente das pessoas que tem essa fobia representa um medo real. 

Referências: 

Minilua.curiosidades. Você sabe o que é Coulrofobia? Disponível em: <http://minilua.com/voce-sabe-que-coulrofobia/> Acesso em: 03/06/13.

Eutanásia mental. Coulrofabia - Medo de Palhaços. Disponível em: < http://www.eutanasiamental.com.br/2012/10/coulrofobia.html>. Acesso em: 03/06/13

O que é.com. O que é Coulrofobia. Disponível em: <http://www.o-que-e.com/o-que-e-coulrofobia/> Acesso em: 04/06/13.

Livraria da Folha. No dia do palhaço, conheça a coulrofobia. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/843598-no-dia-do-palhaco-conheca-a-coulrofobia.shtml> Acesso em: 04/06/13. 

NETO, José Carlos . Considerado uma fobia, medo de palhaço não é besteira. Unisanta - Online. In: saúde. 2011. Disponível em: <http://www.online.unisanta.br/2011/04-16/saude-1.htm> Acesso em: 04/06/13.


Veja os vídeos ilustrativos:

Janaína - ex BBB11