terça-feira, 9 de agosto de 2011

Separação

Porque as mulheres têm mais dificuldades em superar uma separação do que o homem?

Talvez pela cultura e educação que foram passadas a elas, além de que as mulheres normalmente são mais sentimentais e valoriza mais a relação do que o homem. Eles são mais racionais e lidam melhor com questões relacionadas ao afeto. Não que eles não sintam nada, há muitos homens que também sofrem, mais no geral a mulher sofre mais, pois para ela o relacionamento/casamento deve ser eterno.

O homem procura passar por cima do seu sofrimento buscando novas mulheres, várias mulheres, não se envolvendo com nenhuma para evitar novamente o sofrimento e para aumentar sua auto-estima que muitas vezes fica diminuída com a separação.

É importante lembrar que isso não é regra geral, há muitas mulheres que reagem exatamente iguais aos homens.

Entretanto, normalmente a mulher mostra mais dificuldades em iniciar um novo relacionamento do que o homem, pois ela demora mais a esquecer o antigo relacionamento e colocar um basta definitivo. Já o homem procura envolver-se com outra pessoa para não lembrar ou esquecer o relacionamento que acabou.

São vários os motivos que levam a uma separação: desentendimentos, traições, desamor, agressões, entre outros. Mas às vezes mesmo com tais motivos há casais que permanecem juntos, pelo menos em casa mesmo sem trocar uma palavra, pois muitos outros fatores os impedem de seguir seu caminho sozinho como exemplo: os filhos, a rotina do casal, a segurança financeira, os bens adquiridos ao longo da vida, etc.
Por isso á casais que preferem se submeter a uma relação insatisfatória para não precisarem recomeçar e criar novos hábitos. Nós seres humanos temos às vezes o problema do comodismo, “ruim com ele... pior sem ele”.

Ainda tem o problema da idade. Pessoas jovens têm mais disposição para recomeçar, além de terem virilidade, corpos atraentes, tem também mais amigos que os estimulam a sair, conhecer outras pessoas e ir para as baladas. Mas e as pessoas de mais idade? Geralmente são donas de casa, tem filhos para cuidar, não tem mais aquela disposição para sair sozinhas, além de se preocuparem com o corpo que não é mais jovem, com rugas que aparecem idesejadamente, ai pensam “ninguém vai querer envolver com alguém da minha idade”, como vou arrumar emprego agora com essa idade para sustentar meus filhos? Por isso, muitas delas se acomodam e preferem continuar vivendo tal relacionamento e se tornam cada vez mais infelizes.

O mesmo acontece com os homens, estão acostumados as mordomias dentro de casa e quando pensam que vão ter que dividir os bens adquiridos durante o casamento já logo desistem e preferem manter “seu porto seguro”, mesmo que as vezes já tenham outro caso fora de casa.

Mas há aquelas pessoas que resolvem acabar o relacionamento, sofrem, superam obstáculos, mas depois se sentem libertas, felizes e conseguem recomeçar a vida. É preciso coragem, autoconfiança e disposição!

Não é fácil saber que depois de muito tempo com a mesma pessoa ela não te quer mais, além disso, temos a mania de se auto culpar (o que foi que eu fiz? Onde eu errei?), pare de se lamentar, somente não deu certo. Não estamos acostumados a sermos rejeitados, ninguém nasceu preparado para isso. E às vezes por ser tão difícil de aceitar procuramos reatar o relacionamento e quando não da certo, ai mesmo que nos sentimos para baixo, inútil e muitas vezes até entra-se em depressão. É importante lembrar que a relação é feita por duas pessoas, então “quando um não quer dois não brigam”.

Terapia de casal resolve?

Sim, pode resolver, mas quando o casal está em crise e não a ponto de se separarem já. Muitas vezes o que falta é diálogo. É muito comum o casal em terapia acabar descobrindo e conseguindo falar ao outro suas mágoas, decepções e resolver os conflitos que poderiam contribuir futuramente para sua separação. Com isso eles entram em acordo e vivem felizes. Mas pode acontecer também do casal ver que é melhor se separarem, cada um viver sua vida e o melhor conviverem amigavelmente se necessário.

O importante é estar bem consigo mesmo e não ficar sustentando algo que não mais te agrada, te da prazer e que te faz só sofrer e adoecer.

Curta a sua vida, cuide de si próprio, aumente sua auto-estima, sua autoconfiança, fortalece-se e depois disso abra seu coração e volte a viver novamente, seja feliz!
                                                                                                        Aline Bicalho, 06 de Agosto de 2011.