quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Desequilíbrio emocional pode causar queda de cabelo?

Atualmente o estresse é um problema de grande incidência na sociedade, é um dos principais causadores da queda capilar, aumento da secreção sebácea e dermatites, uma vez que o estresse baixa a imunidade do organismo, deixando-o suscetível a vários desequilíbrios, entre eles o do couro cabeludo.

Existem também os fatores de ordem orgânica que causam a queda de cabelos, que são a desarmonia hormonal, que eleva a produção da diidrotestosterona (DHT); descontrole sebáceo, hereditariedade, problemas endócrinos e hábitos como exposição solar sem proteção, alimentação inadequada e até falta de atividade física.

Alterações hormonais como tireóide, ciclo menstrual (ovários policísticos) e alterações do metabolismo na produção de glicemia e insulina também podem contribuir para a queda de cabelo. Além destas causas, uma das mais importantes é o desequilíbrio.

No que se refere ao foco emocional, por muito tempo não havia comprovações que pensamentos ou emoções poderiam afetar os cabelos, até que em 2003 na Escola de Medicina Charité, de Berlim, a pesquisadora Petra Clara Arck, lança luz sobre o assunto e comprova através de experimentações com ratos que o estresse psico-emocional tem influência efetiva sobre o ciclo de atividade do folículo piloso e realmente pode causar queda de cabelos.

Descartando problemas orgânicos, todos os recursos neutralizadores dos efeitos do estresse têm validade, como medicamentos calmantes, ansiolíticos, práticas mente-corpo, como relaxamento muscular, respiração profunda, meditação, auto-hipnose e visualização, e técnicas orientais, como yoga e tai chi. Tudo o que contribuir para mudar o estado bioquímico do organismo e para a liberação de endorfinas e substâncias de relaxamento, deve ser colocado em prática.

Prevenção:
  • Comer alimentos leves à noite, ingerir chás, evitar assistir a programas violentos e noticiários antes de dormir, deixar as conversas sobre problemas para o dia seguinte e ter uma boa noite de sono são hábitos importantes para quem não quer viver estressado.
Outros tratamentos :
  • Medicação fitoterápicas (para fortalecer a raiz e estimular o crescimento de novos fios com eletrotricogenese) , estimulação mecânica (laser e microcorrentes) e manual (esfoliações e massagens) do couro cabeludo. Terapia Capilar que inclui florais integrados ao xampu e para uso tópico, reiki, aromaterapia, cromoterapia e jinshinjitsu aliados ao acompanhamento psicológico, físico e nutricional.
  • Descristalização do óstio – poro onde se insere o fio do cabelo e finalizando com a ducha de ácido ascórbico (sua ação antirradicais livres elimina o cloro da água) que é necessário para retirar os fragmentos que se depositam no local e impedem o nascimento de fios e a penetração de princípios ativos na raiz, entre outros procedimentos.
A queda de cabelos em homens e mulheres interfere significativamente na qualidade de vida das pessoas, com diminuição de auto-estima e alteração da auto-imagem. Estar em equilibrio físico e emocional é fator essencial para a prevenção da queda de cabelo, além de uma boa alimentação, com quantidades adequadas de frutas, legumes, verduras, proteínas e alimentos anti-oxidantes que auxiliam a melhora da queda e estimulam o nascimento de fios resistentes.

O desequilíbrio emocional ou estresse gera um desequilíbrio hormonal que resulta em inflamação, o que favorece a queda dos fios. Por este motivo, o tratamento de queda de cabelos não é tão simples como parece. Ele envolve uma vasta investigação clínica, dermatológica e laboratorial, uma correta interpretação dos exames e sintomas e um tratamento longo e cuidadoso.

Referências:

AZAMBUJA, Roberto. Dermatologia.net. O estresse pode provocar a queda de cabelos? In: Pele e Psiquismo. Disponível: <http://www.dermatologia.net/novo/base/psiquismo/calvicie_estresse.shtml> Acesso em: 04/07/013. 

BRAGA, Cristiane. Guia de cabelos. Desequilíbrio emocional pode influenciar na queda de cabelo. In: Cuidados. Disponível: <http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/12348-desequilibrio-emocional-pode-influenciar-na-queda-de-cabelo> Acesso: 04/07/13. 

O Progresso. Estresse pode provocar queda de cabelo. In: Especiais. Disponível em: <http://www.progresso.com.br/especiais/d-mais/estresse-pode-provocar-queda-de-cabelo> Acesso em: 04/07/13. 





.