terça-feira, 21 de agosto de 2012

POMBOS: doenças infecciosas agudas e micoses


O pombo comum, cujo nome científico é Columba livia doméstica, é uma ave exótica, que se originou da pomba das rochas, de origem européia, e foi introduzida no Brasil no século XVI. São aves mansas, que se encontram em grande número nos centros urbanos, onde se adaptaram muito bem, devido a vários fatores, dentre eles a facilidade de encontrar alimento e abrigo.
É comum observar nas ruas, principalmente em parques, a assídua presença de pombos em busca de alimentos. Contudo, o grande erro cometido pelas pessoas é alimentá-los, pois esses animais podem transmitir aos humanos, doenças infecciosas provocadas por vários fatores e especialmente pela inalação de poeira contendo fezes de pombos.

Doenças que podem ser transmitidas por pombos

Criptococose - micose profunda, cujo agente etiológico, Criptococus neoformans, tem afinidade pelo sistema nervoso central. Os sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaléia, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação, confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos. 



Histoplasmose - micose profunda, cujo agente etiológico, Histoplasma capsulatum, tem afinidade pelo sistema respiratório. Os sintomas que podem ocorrer variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade, anemia, etc. São doenças oportunistas: o indivíduo pode ou não desenvolver a doença, dependendo de seu estado de saúde.



Ornitose - doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Chlamydia psittasi, tem afinidade pelo sistema respiratório superior e inferior. Os sintomas são: febre,cefaléia,mialgia,calafrios,tosse.



Salmonelose: doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Salmonela typhimurium, tem afinidade pelo sistema digestivo. Alguns dos sintomas são: febre, diarréia, vômitos, dor abdominal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.



Dermatites - são provocadas pela presença de ectoparasitas (ácaros) na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos. 



Alergias: ocasionadas pela inalação de penugens de pombos ou de um ar rico em poeira das fezes dos pombos. Pode causar rinites, ou crises de bronquite em pessoas sensíveis.



Diagnóstico e tratamento: É indispensável a precoce análise clínica do sintoma apresentado, de modo que medidas preventivas, como o não contato com esses animais, evitem a evolução. No entanto, mediante a confirmação do diagnóstico, são realizados testes clínicos e um exame sorológico que medem a presença do fungo no pulmão, no sangue ou em outros órgãos. O tratamento dura, em média, de quatro a seis semanas através de medicamentos específicos até a melhora do organismo.
Prevenção
Manter higienizado o local onde habitam: Na limpeza de parques, praças, forros, calhas ou qualquer outro local que apresente fezes, restos de ninhos, ovos e penas, devem ser usados sempre luvas e máscara ou pano úmido sobre o nariz e a boca. Nunca remover a sujeira a seco, para evitar a inalação de poeira. Proteja sempre os alimentos do acesso das aves.

Além de doenças, causam outros problemas: Entupimento de calhas; apodrecimento de forros de madeira; danos a monumentos históricos, problemas em antenas de TV, em pintura de carros (devido à acidez de suas fezes); contaminação de grãos; acidentes aéreos ou terrestres.
Orientação da população: Alertando-a para que evite alimentar os pombos, pois tal hábito acarreta aumento exagerado do número de aves, com maior risco de transmissão de doenças e danos ambientais.
Barreiras físicas - Este método baseia-se na utilização de telas, fechamento das aberturas por onde as aves adentram, com alvenaria ou outro material resistente; colocação de fios de nylon (de pesca) a aproximadamente 10 cm da base e presos nas extremidades por um prego.
Repelentes - Existem no comércio vários produtos, que são aplicados sobre telhados, beirais, etc. com o objetivo de afastar as aves do local. Sua ação se baseia no desconforto provocado pelo contato das aves com a substância, o que as faz se afastarem do local.
VEJA O VÍDEO ILUSTRATIVO:

 Referência Bibliográfica
ALBIERI, Simone. Bonde. Pombos causam doenças infecciosas agudas e micoses. Disponível em: <http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-3--155-20060807>. Acesso: 08/08/2012.


Envolverde: jornalismo & sustentabilidade. Criptococose: “a doença do pombo”, pode causar pneumonia e meningite. Disponível em: <http://envolverde.com.br/saude/doencas-saude/criptococose-a-doenca-do-pombo-pode-causar-pneumonia-e-meningite/>. Acesso: 08/08/2012.


CONHEÇAM MINHAS PÁGINAS NO FACEBOOK:

PAPO CABEÇA: https://www.facebook.com/papocabeca.aline

PSICOBLOG: https://www.facebook.com/alinepsicoblog