quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)


A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada. ELA, uma doença relativamente rara (são registrados um ou dois casos em cada cem mil pessoas por ano, no mundo), que acomete mais os homens do que as mulheres a partir dos 45/50 anos.

A palavra amiotrófica vem do grego: a que signicia "não", mio se refere a "músculo" e trófica significa "alimento". "Amiotrófica" significa, portanto, "ausência de nutrição muscular", o que descreve a característica atrófica do tecido muscular em desuso. O termo "lateral" se refere à topografia das lesões na medula espinhal, onde as células nervosas afetadas estão localizadas. Como essa área se degenera, forma-se cicatriz ou endurecimento (esclerose) na região.

Sintomas

O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade,tendo ataques de choro e de riso sem qualquer razão aparente.

A pessoa sente dificuldades de se locomover, comer, falar; perde habilidade dos movimentos, inclusive das próprias mãos, não consegue ficar de pé por muito tempo pois a doença acaba por afetar toda a musculatura. 

À medida que a doença progride, geralmente depois da perda das habilidades de locomoção, fala e deglutição, o doente acaba por falecer em 2 a 3 anos, se não for submetido a tratamento, de incapacidade respiratória quando os músculos associados à respiração são afetados.

É preciso que o paciente a partir de um determinado estágio da doença, seja acompanhado de perto por outra pessoa em função da incapacidade de executar as suas tarefas rotineiras. Como a doença não afeta as suas capacidades intelectuais, o paciente percebe tudo que acontece a sua volta, vivencia, por isso, lucidamente a doença e a sua progressão, havendo porém dificuldades de comunicação com outras pessoas, caso já exista comprometimento dos músculos da fala.

Quando se deve consultar o médico?

Em situações de cansaço inexplicável e de entorpecimento, cãibras musculares ou tremor das mãos, deve-se consultar o médico. Os sintomas da esclerose lateral amiotrófica são muito vagos e podem evocar outras doenças. Por a sua sintomatologia ser frustre e a sua progressão ser lenta torna-se difícil estabelecer quando se deve consultar o médico.

O que faz o médico?

O médico interroga o paciente e faz um exame clínico completo. Para testar a integridade dos nervos cranianos o médico pede ao paciente para contrair os músculos comandados por estes nervos. Também avalia a força muscular e os reflexos dos membros. Para diagnosticar a doença, o médico pode proceder à recolha de uma amostra de líquido cefalorraquidiano através de uma punção lombar. Pode também solicitar uma TAC ou uma ressonância magnética da medula espinal. Por fim, o paciente poderá ter que ser submetido a um electromiograma. Nas enfermarias de neurologia podem efectuar-se vários exames neurológicos mais complexos. 

Tratamento

O tratamento é multidisciplinar sob a supervisão de um médico e acompanhamento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Ainda não existe tratamento eficaz ou cura. Porém, o Riluzol (nome comercial: Rilutek), um medicamento de alto custo, pode retardar a evolução da doença e aumentar a sobrevida em alguns meses.

Por isso os cuidados paliativos são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida dos doentes.
A esperança de vida varia de indivíduo para indivíduo, mas, em termos estatisticos, mais de 60% dos doentes só sobrevivem entre 2 a 5 anos.

Referências


Dr. Drauzio. Esclerose lateral amiotrófica (ELA). In: doenças e sintomas. Disponível em http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/esclerose-lateral-amiotrofica-ela/ Acesso em: 27/12/12

Wikipédia, a enciclopédia livre. Esclerose lateral amiotrófica. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Esclerose_lateral_amiotr%C3%B3fica Acesso em: 27/12/12.

Stres´s Net. ELA: Esclerose lateral amiotrófica: sintomas e tratamento. Disponível emhttp://km-stressnet.blogspot.com.br/2008/01/esclerose-lateral-amiotrfica-sintomas-e.html Acesso em: 27/12/12. 

Saúde e Vida: um site sobre saúde, doenças e síndromes. Esclerose lateral amiotrófica - ELA – Doença Muscular Progressiva. Disponível em http://saude.psicologiananet.com.br/esclerose-lateral-amiotrofica-ela-doenca-muscular-progressiva.html Acesso em: 27/12/12. 

Vejam os vídeos ilustrativos:


Pouco se sabe sobre essa doença, precisamos nos conscientizar sobre a sua importância e divulgá-la. Se você está lendo esse texto, divulgue e vamos tentar assim ajudar a quem precisa. Faça sua parte!

https://www.facebook.com/alinepsicoblog