quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fitoterapia: as funções nos distúrbios emocionais e psíquicos.


Na medicina tradicional chinesa, há várias formas terapêuticas  acupuntura, fitoterapia, dietoterapia, massagens e exercícios físicos. A acupuntura é excelente como método de tratamento e muito difundida no Ocidente, entretanto a viga mestra da medicina tradicional chinesa é a fitoterapia, utilizada para o tratamento de distúrbios emocionais, psíquicos e dores em geral.
A normalização do ciclo do sono, da raiva, da tristeza, da preocupação e a diminuição da ansiedade são fundamentais para uma boa saúde energética, e as ervas são importantes para restituir este equilíbrio sem causar dependência química ou piorar o quadro energético global.
A fitoterapia chinesa vem sendo estudada e aplicada por milênios e possui fórmulas específicas para cada síndrome ou distúrbio energético. Entretanto, há também na fitoterapia brasileira muitas ervas que são excelentes para o tratamento dos desequilíbrios emocionais e psíquicos  dos distúrbios do sono, da ansiedade e das dores em geral, além disso as plantas no Brasil tem como grande vantagem o fácil acesso e o baixo custo.
Ao prescrever um tratamento fitoterápico é fundamental ter um bom diagnóstico dado por um profissional na área da medicina tradicional chinesa. A fitoterapia, assim como a acupuntura, não trata uma determinada doença, mas sim, um determinado paciente; dois pacientes com quadros depressivos podem ter tratamentos diferentes ou até opostos. Porém algumas ervas são mais comumente recomendadas para alterações emocionais e mentais.
Abaixo será apresentada uma visão mais detalhada das plantas medicinais brasileiras , usada para harmonizar o ¨shen¨, (espírito), e o coração e também as mais indicadas para ansiedade, depressão e insônia.
ALGUMAS INDICAÇÕES PARA OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE QUALIDADE: Não adquira, ervas que ficam expostas ao tempo, em grandes sacos plásticos, elas podem estar mofadas ou com prazo de validade vencido. Procure fitoterápicos que tenham selo de garantia do ministério da saúde. Para garantir a boa procedência de um produto fitoterápico, informe-se com um especialista ou fornecedor.
OS MAIORES PROBLEMAS OBSERVADOS COM FITOTERAPIA SÃO: Tomar indiscriminadamente algum chá, acreditando que "aquela" erva trará benefícios para saúde; CUIDADO ! Sabe-se que tomando algumas ervas durante um período seus ativos estarão mais prejudicando a saúde do que ajudando, por exemplo o chá de Carqueja se tomada durante muito tempo por mulheres estas poderão apresentar osteoporose, pois essa planta ela não apenas emagrece, mais desmineralizar os ossos. Mistura de várias ervas sob o nome de uma outra. Fungos ou sujeira em pacotes expostos e abertos. Agrotóxicos e produtos químicos usados no plantio de ervas,podem comprometer a saúde de quem as ingere.
PRINCÍPIOS ENERGÉTICOS DAS PLANTAS MEDICINAIS : O princípio de contribuir no tratamento de certas doenças esta na NATUREZA das ervas, que podem ser frias, mornas, quentes ou neutras, veja o uso do gengibre, da canela e do alho em resfriados (vento-frio) ou o uso da melancia em infecções urinárias (calor). Em doenças originárias pelo yin ( frio ), ou por deficiência de yang (calor), deve-se evitar ervas frias e doenças consideradas quentes, ou decorrentes do excesso de calor, devem-se evitar ervas quentes.

O SABOR de cada planta indica sua função energética:
O Doce por exemplo tem como propriedade de tonificar o Estômago e o Baço, relaxar, afrouxar, harmonizar e regularizar a pele;
O Salgado tem como propriedade tonificar os Rins e a Bexiga, como também amolecer, suavizar a energia e dissolver as massas;
O Picante tem como propriedade tonificar os Pulmões e o Intestino Grosso, ajuda a dispesar, dissipar, umidificar e mobilizar a energia;
O amargo tem como propriedade tonificar o Coração e o Intestino Delgado, alem de consolidar, firmar e eliminar o excesso de energia, pois tem efeito diurético. Pode ser usado para diminuir a febre, ajuda a aliviar a tosse e a asma e é também purgativo;
O Azedo tem como propriedade tonificar o Fígado e a Visicula Biliar, diminui a transpiração e perda de líquidos, alem de adstringir, imobilizar, contrair e restringir a energia.


FITOTERAPIA BRASILEIRA: MTC (Medicina Tradicional Chinesa)
Tipo
Características
Ação
Uso
Cálamo
(acorus calamus)
picante e morna, erva estimulante que penetra nos meridianos do Fígado e do Baço.
diminui a mucosidade e seca a umidade, fortaleçe o Baço e clarea o Shen (espírito)
alterações de memória, fadiga, dores articulares, má digestão.
Camomila ( matricaria chamomilla )
doce, neutra e amornante, penetra nos meridianos do Fígado e do Baço
Limpa o vento e a umidade, descongestiona.
dor de cabeça, estresse, insônia e cólicas.
Capim-limão ou Erva-cidreira ( cymbopogon citratus )
picante e amornante, penetra nos meridianos do Pulmão e do Estomago
dispersa o vento e vento-frio, tonifica a energia do Pulmão, direciona a energia para baixo. esquenta o aparelho digestivo e acalma o Shen ( espirito ).
insônia, ansiedade, palpitações, cefaléia e resfriados.
Flor-de-Lótus ( Nelumbo nucifera )
neutra e doce, penetra nos meridianos do Coração, Baço e Rim
diminui o fogo do Coração, acalma o Shen ( espirito ).clareia o espirito, circula a energia em todo corpo. 
insônia, depressão, disritmia, epigastralgia, diarréia.insônia, irritabilidade, confusão mental, mania. 
Lírio ( Lilium Candidum )
amargo, doce e frio, penetra nos meridianos do Pulmão e Coração.
umedece o Pulmão, diminui o Catarro, clareia o Calor e a mente.
febre, irritabilidade, dor na garganta, tosse.
Lúpulo ( Humulus lupulus )
amarga, gelada, penetra nos meridianos do Pulmão, Rim e Estomago.
fortalece o Estômago, acalma o espirito, melhora o sistema urinário
taquicardia, insônia e ansiedade, anorexia, dispepsia.
Macela ou Marcela ( achyrocline satureoides )
amarga e neutra, penetra nos meridianos do Intestino Grosso e Baço.
dispersa a umidade( catarro ), tonifica o Baço.
cólicas, diarréia, ansiedade, tensão, dor e espasmo muscular, ajuda nas alergias respiratórias e colites, diminui os gases e melhora a digestão, dismenorréia, dores articulares.
Maracuja ( Passiflora edulis ) Passiflora alata, Passiflora ssp.
doce, azeda, refrescante.
limpa o catarro e acalma mente.
ansiedade, estresse, insônia, cólicas, dores articulares e cefaléia, nevralgia e irritabilidade na menopausa.
Melissa ( Melissa officinalis )
doce e refrescante
circula a energia do Fígado, tonifica o sangue, acalma o espirito.
insônia, palpitações, enxaquecas, cólicas intestinais, convulsões, nevralgias, depressão, irritabilidade, problemas hepáticos e biliares, má circulação.
Mulungu ( Erythrina mulungu )
amargo, picante e refrescante.
penetra nos meridianos do Fígado e do Baço, diminui o Catarro e acalma o Shen ( espirito )
ansiedade, insônia, asma é diurética, expectorante, analgesica e anti-reumatica melhora a atividade hepática.
Ostra ( Ostreas gigas )
salgada, adstringente, refrescante, penetra nos meridianos do Rim e do Fígado.
usada nos quadros de excesso de Calor, circula o sangue
insônia, ansiedade usada na osteoporose como fonte de cálcio.
Sálvia ( Salvia officinalis )
picante, amarga e refresca, penetra nos meridianos do Coração, Fígado e Baço.
tonifica o sangue, harmoniza o espirito e o Coração.
depressão, insônia, cólicas intestinais e menstruais  promove a circulação, ajuda nas artralgias, hipermetrorragias, usado na menopausa, calores e irritabilidade.
Tilia ( Tilia cordata )
picante doce, suave, penetra nos meridianos do Coração, do Fígado e do Pulmão.
melhora a congestão de energia, dispersa a mucosidade, melhora a Via das Aguas e Impede o afundamento de energia.
ansiedade, insônia, depressão, gastrite, cólicas, tosse, gripes, hepatites, cefaléia, diminui a pressão arterial e é diurético.
Valeriana ( Valeriana officinalis )
amarga, picante e morna, penetra nos meridianos do Coração, do Baço e do Fígado.
melhora a circulação de energia, dispersa o frio, tonifica o sangue e o Baço, acalma o espirito.
ansiedade, distúrbios da menopausa, cefaléias tensionais, cólicas intestinais, dores musculares, epilepsia, colite, prurido cutâneo, fadiga e estafa, dermatoses, eczema, taquicardia.



Além das plantas descritas isoladamente, existe fórmulas que combinando várias substâncias vegetais ,minerais, animais, fazem parte da farmacologia chinesa, estas Fórmulas Magistrais Chinesas são compostos que só podem ser recomendados por profissionais ou especialistas que dominam a arte de curar através das ervas, pois é necessário um grande conhecimento sobre sua atuação e princípios ativos para se ter um bom resultado nos tratamentos de saúde. 

Continua.... próxima publicação: As propriedades medicinais das flores.