quarta-feira, 22 de junho de 2011

MOTIVAÇÃO PESSOAL


“O primeiro passo para conseguir algo é desejá-lo” – Madre Teresa

O significado da palavra motivação é motivo para ação. Para entendermos o assunto é necessário entender a diferença entre motivação e estímulos.
A motivação é algo intrínseco, vem de dentro, não é o ambiente, o trabalho ou as pessoas que vãos nos motivar. Nós mesmos nos motivamos através de estímulos. Estímulo é algo extrínseco (vem de fora), não é uma essência. Ex: Se vamos a um restaurante e lá somos tratados bem, se a comida é boa e o ambiente é agradável a tendência de retornarmos ao restaurante mais vezes é mais provável do que se acontecesse ao contrário, que provavelmente não mais retornaríamos ao local.
            Motivar é simples, primeiramente se faz necessário conhecer as necessidades do grupo ou individuo ao qual se quer fazer motivado, e, a partir disto começar a criar estímulos para que este se motive e se interesse por aquilo que ele desenvolve. Afinal disponibilizamos muito mais tempo em fazer aquilo que nos motiva. Pense bem, é fácil arrumar um tempinho na agenda para ir ao salão de beleza? ou para assistir um filme, uma novela?
Pessoas motivadas atingem resultados independente de estímulos externos. É como se a pessoa verdadeiramente auto-motivada vivesse numa realidade paralela. Ela segue seu rumo independente do que ocorre em volta dela. Recompensas não a motivam, erros e críticas não a desmotivam. Ela segue sua bússola interna, tornando-se “insensível” para condições ambientais de trabalho, dificuldades na vida pessoal ou financeiras. Não é que as outras coisas são “menos importantes” do que a concretização da meta. É uma questão de auto-confiança. A pessoa intrinsecamente motivada confia em si mesma e em sua capacidade para conquistar o que deseja. A força de seu desejo é forte o suficiente para que ela não se deixe abalar por dificuldades, sejam elas de quaisquer natureza.
Os grandes exemplos da força da motivação nos mostram que para a pessoa motivada não há obstáculos que não possam ser superados, não há condições ambientais, críticas ou “puxadas de tapete” capazes de desmotivá-las. A única coisa que pode desmotivar uma pessoa verdadeiramente motivada é ela mesma. É a dúvida quanto à própria capacidade ou mesmo a perda de interesse na meta buscada.
Vamos ver a seguir um texto de superação, de conquista, tudo graças a força de seus desejos que o impulsionava para frente mesmo quando a maré era contrária.
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao pado de qualidade exigido.
O homem desiste? Não!
 Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de "visionário".
O homem fica chateado? Não!
Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem se desespera e desiste? Não!
Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa.
Essa é a gota d'água e o homem desiste? Nã
o!
Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não!
Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria. Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
A motivação independe de fatores externos. Quem se deixa abalar pelas dificuldades da vida, precisa mudar a si mesmo antes de buscar sentir-se motivado, do contrário a motivação será sempre passageira – quando se está tudo bem, a pessoa se sente motivada, mas frente à primeira dificuldade ela não resiste e se entrega.

O único caminho para a verdadeira auto-motivação é encontrar o(s) desejo(s) que “acendem a sua chama”.

Referências Bibliográficas:
MORAIS, Vanderlei. Motivação Pessoal. In. Administradores.com.br, internet,informativo 2010, Disponível em <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/motivacao-pessoal/45695/>. Acesso em 19 de Junho de 2011.
CHRISTY, Fran. Os segredos da motivação. In.Scribd, internet, informativo 2006, Disponível em http://pt.scribd.com/doc/248471/os-segredos-da-motivacao. Acesso em 19 de Junho de 2011.

Vídeos relacionados: