terça-feira, 15 de maio de 2012

TRAIÇÃO



Segundo o dicionário Aurélio: Traição. (do lat. traditione, entrega)
  1. Ato ou efeito de trair (se).
  2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denúncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo.
  3. Perfídia, deslealdade, aleivosia.
  4. Infidelidade no amor.
No dito popular traição significa adultério. Para a Psicologia, traição é uma forma de decepção, é o rompimento ou violação do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre casais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações.
São vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o (a) parceiro (a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder.

No casamento a traição acontece quando um dos cônjuges rompe o contrato sem avisar o outro. Não precisa ser necessariamente o envolvimento com outra pessoa, o adultério. Pode ser uma mudança nos planos combinados, no estilo de vida, nos projetos. Algo que quebra a sintonia, o laço, sem o consentimento do par.
Quando uma pessoa trai a outra, está traindo também a si mesma. Seus próprios sonhos, seus próprios projetos, seu próprio ideal, aquilo que a pessoa construiu para si mesma.

Em um mundo de sonhos, de fantasias e expectativas, o (a) novo (a) parceiro (a) muitas vezes surge como uma novidade impagável. Sem estresse, sem desgaste, sem cobrança, a imagem do (a) amante surge como um doce sonho envolvido na ilusão do começo. O novo! Uma nova oportunidade, um recomeço!

Iludidos entre sonhos e fantasias, sexuais ou não, os (as) amantes só são maravilhosos (as) enquanto amantes mesmo. Assim que voltam a ser pessoas normais/reais, onde os problemas e dificuldades aparecem, o novo casal formado terá que enfrentar  as dificuldades de qualquer relacionamento normal e a doce ilusão que o seduziu, se perde, mais cedo ou mais tarde, no difícil mundo dos relacionamentos.

“Trair o outro implica em trair a si mesmo. Antes de embarcar nessa escolha, avalie se o projeto atual não pode ser reformado, resgatado, reformulado, salvo. As pessoas "valem a pena" e mudar de parceiro pode resolver o problema provisoriamente. Logo as diferenças surgirão e o trabalho do relacionar-se surgirá também com o novo parceiro”. (Renata Soifer Kraiser)*
*Traição: Por que ocorre a traição nos casais? http://www.terapeuta.psc.br/terapia-de-casal/traicao. php

Conclui-se que a traição está intimamente ligada à disputa e competição. Do ponto de vista masculino é histórico o desejo de ambição. O amor masculino é cumulativo e age perante o desejo e o desafio. O homem na maioria das vezes carrega esta dificuldade de não conseguir amar, tendo a necessidade da conquista do objeto sexual valorizado para satisfazer seu narcisismo perante o meio.

“A traição feminina segundo alguns psicólogos tem a finalidade de por fim a determinado relacionamento que há muito tempo está falido. Tal conclusão é verdadeira em parte, pois a questão ultrapassa este conceito. A postura sexual da mulher frente à traição coloca fim não apenas um componente de vingança frente ao que o homem resistiu em proporcionar a mulher, mas, também guarda uma memória afetiva e sexual extremamente elevada sobre todas as situações vividas. O interessante é que o sofrimento feminino perante a traição remete a falta de amor de seu parceiro; já no caso masculino, a primeira leitura é sobre o desempenho sexual, ou se outra pessoa consegue ir além de suas capacidades, reforçando o caráter da competição citada acima. Outro fator interessante é como cada um reage frente à traição. A mulher por mais ferida que esteja ainda tenta entender o que aconteceu no relacionamento que acarretou tão trágico episódio; o homem faz a leitura de que a traição feminina sempre fez parte de um desvio de caráter da mulher, tentando se eximir de qualquer responsabilidade pessoal. O quadro cultural em que o ser masculino foi criado diz que o mesmo "ama quem não deseja" - sua esposa, e "deseja quem não ama" - seja uma amante ou aventura sexual qualquer”. (António Carlos Alves de Araujo)*
*Infidelidade e traição.

 “No adultério há pelo menos três pessoas que se enganam”. (Carlos Drummond de Andrade)

Assista o vídeo ilustrativo: