domingo, 22 de maio de 2011

Traumas Psicológicos


O trauma psicológico é um tipo de dano emocional que acontece em decorrência de eventos que marcam negativamente a vida de uma pessoa. Quem passou pelo trauma vivencia um medo exacerbado de que possa passar novamente pela mesma situação e faz de tudo para que o mesmo não aconteça.

Um acontecimento traumático pode ocorrer uma ou várias vezes repetidas o que afeta o modo como a pessoa lida, pensa e sente quando aquela experiência, podendo o trauma durar assim por semanas ou anos.

O trauma faz com que a pessoa se torne confusa e insegura, fazendo com que tenha muitas vezes medo de encarar a vida de frente. A pessoa sente-se geralmente em completo desamparo.

O trauma psicológico pode vir acompanhado de trauma físico ou existir unicamente.
São causas de traumas psicológicos:
·         Perda de entes queridos;
·          Abuso sexual;
·          Violência ou ameaças;
·         Desafeto;
·         Desilusão (especialmente se ocorrer na infância ou adolescência);
·         Eventos catastróficos como enchentes, desmoronamentos, guerras, terremotos, etc;
·         Abuso verbal;
·         Privações (enclausuramentos, comida, etc).

Um trauma pode ser vivido de várias formas e este varia de pessoa para pessoa. Uma pessoa pode sentir como traumático um evento que outra pessoa pode não sentir, e nem todas as pessoas que vivenciam uma experiência traumática (ex: desmoronamento) podem se tornar psicologicamente traumatizadas.

Geralmente o trauma ou evento traumatizante pode levar a pessoa ao que se chama de stress pós-traumático (estado ansioso com expectativa recorrente de reviver uma experiência que tenha sido muito traumática) que envolve alterações físicas no cérebro e dá lugar a mudanças de comportamento do sujeito.

São sintomas de stress pós-traumático:
·         Memórias traumáticas (lembranças), pesadelos;
·         Pensamentos indesejáveis recorrentes;
·         Estado de alerta;
·         Insônia;
·         Distanciamento afetivo e isolamento social.

Este transtorno acaba por limitar a vida da pessoa, deixando em baixa sua qualidade de vida, os relacionamentos pessoais e profissionais, sendo necessária a busca pela ajuda profissional de um psicólogo.

Tratamento:
Psicoterapia - com o objetivo de submeter ao tratamento a fim de superar o evento traumático através da construção de um novo significado/sentido para essa situação.

Aline Bicalho – Psicóloga (CRP- 04/23701)


 Referência Bibliográfica:

Wikipédia, a enciclopédia livre. Jan/2001. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Trauma_psicol%C3%B3gico. Acesso em 18 de Maio. 2011.

Blog Dicas. Disponível em http://www.blogdicas.com.br/afinal-o-que-e-um-trauma-psicologico/. Acesso em 18 de Maio. 2011.

Veja os vídeos encontrados:




Nenhum comentário:

Postar um comentário