quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sonhos


Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, definiu o conteúdo do sonho como a “realização de um desejo”. O sonho é resultado de manifestação instintiva ou mecanismo inconsciente que revive lembranças de fatos ocorridos no dia a dia.

São cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons. Podemos através deles chegar a raiz, ou seja, as emoções que geraram essa imagem ou som.

Nos sonhos sua linguagem são o que Freud denomina símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que reconhecer o que os símbolos representam nesse sonho. De acordo com Freud o que a pessoa sente quanto a esse objeto ou essa situação é fundamental para a interpretação de sonho. Portanto as terapias psicanalíticas usam interpretação dos sonhos como um recurso para "elaborar” (entender melhor o que o paciente traz ao consultório).

Existem outras correntes, que vêem o sonho de modo diverso. Os neurocientistas, de modo geral, afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem. Essa teoria só não explica como esses enredos supostamente desconexos são responsáveis por grandes insights (quer dizer tive uma idéia ou cheguei a alguma conclusão importante). Existem muitos outros casos de sonhos reveladores em várias áreas da ciência e da arte, que, todavia não impedem que os sonhos sirvam também para recuperar a saúde do organismo e do cérebro.

A oniromancia (arte de adivinhar pelos sonhos), previsão do futuro pela interpretação dos sonhos, tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs: consta na torá e na bíblia que Jacó, José e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos. No Novo Testamento, São José é avisado em sonho pelo anjo Gabriel de que sua esposa traz no ventre uma criança divina, e depois da visita dos Reis Magos um anjo em sonho o avisa para fugir para o Egito e quando seria seguro retornar à Israel.

Significado de alguns sonhos:
AbismoVê-lo: você tem adversários poderosos. Sair de um: amor recuperado com dificuldades. Cair: cuidado, sérios obstáculos.
Voar - Sonhar que voa horizontalmente sobre uma floresta ou sobre um vale é sempre boa indicação. Significa mudança de um estado para outro: se você está bem, tenha cuidado; se vai mal, poderá melhorar. O sonho com vôo sugere ânsias de viajar. Sugere também alegria, boas notícias, acontecimentos inesperados.
Gravidez - Revela o medo da gravidez ou então amadurecimento de quem sonha. Homem grávido: sinal de que o se julga uma pessoa superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário