domingo, 22 de julho de 2012

GAGUEIRA


Como se trata a Gagueira?

            Ao ser solicitada por minha amiga Aline Bicalho a escrever um texto sobre gagueira, pensei em qual vies abordar. Acredito que o texto técnico (cientifico) traga muitas informações fundamentais ao conhecimento da gagueira, mas, se você não for um fonoaudiólogo ou psicólogo, talvez este tal texto técnico lhe cause pouco interesse.
            Olhando o blog da Aline (http://alinepsicoblog.blogspot.com.br/) para onde este texto é endereçado, percebi que ela escreve para todos, com uma linguagem que atinja seu publico de forma contundente! Assim, considerando o public alvo e  sobre  o que eu gosto de ler, penso em um texto que faça você querer ler... Então sem mais delongas, pensemos na gagueira!
            Aprendi na psicologia (abordagem fenomenológica) que jamais conseguimos nos colocar no papel do outro e entender o que ele vive (suas experiências) entretanto podemos compreender - estar com, participar, observar. Esse tem sido o meu papel. Estar com...Neste propósito o objetivo é diminuir suas disfluências e treinar sua fluência. Pensando no aspecto fonoaudiológico, é isso que  fazemos! Treinamos a linguagem a fim de minimizar as disfluências e as alterações que a acompanham.
           
Assim, cheguemos a alguns aspectos técnicos: 
            A fluência é uma habilidade da linguagem e assim sendo, pode e deve ser treinada!
            Quanto mais automatizado, mais fluente.
             Portanto essa é uma das premissas do atendimento da gagueira. Podemos treinar a fluência! Mas e as disfluências, o que são? Outrora definida como alterações, hoje as disfluências são vistas como um tempo necessário para  formularmos nossos pensamentos. Então, TODOS apresentamos disfluências! Ok... Mas e a gagueira? A gagueira é uma alteração da fluência que apresenta disfluências comuns e disfluências gagas. A grande diferença é que a linguagem gaga, ou seja, o gago, apresenta maior quantidade dessas disfluências.A quem diga que a gagueira é um sintoma, e não uma doença.Entretanto sabe-se que ela é multifatorial e hereditária.Existem estudos que dizem ser genética.Esta alteração acomete 1% da população mundial, sendo mais comum no sexo masculino. Mas e o aspecto emocional?  A gagueira não é causada pela ansiedade? Não! A gagueira tem fatores sensoriais, motores e neurofisiológicos.Entretanto há de se pensar no sujeito ou indivíduo biopsicossocial! Assim, claramente que a linguagem gaga acarreta mudanças sociais e emocionais.
            E o que fazer com essas informações... Bom, se você for um gago ou conhece um, procure um Fonoaudiólogo! Sabe-se que a taxa de recuperação é de 80%! Se não, conhecimento é sempre bem vindo... Use essas informações na sua próxima conversa com amigos! Eles ficarão impressionados com seus conhecimentos gerais além de passarem a informação adiante (que é exatamente o que queremos) !!!!!

Referências 
http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=121http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=160 http://www.abragagueira.org.br/causas.asp

Mayra Coutinho, Fonoaudióloga, Psicopedagoga, Diretora do Centro de Inteligência
 
FONOAUDIOLOGIA - PSICOLOGIA - NEUROPSICOLOGIA - PSICOPEDAGOGIA - NUTRIÇÃO -www.centrodeinteligencia.net.br
Belvedere: Rua Desembargador Jorge Fontana, 80, Sala 1005 E 1006, Telefone: 31- 2555-8088
Pampulha: Avenida Coronel José Dias Bicalho, 1224, Loja 09, Bairro São José, Cel: 31-9144-6513

VEJA O VÍDEO ILUSTRATIVO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário